WhatsApp libera recurso ‘Canais’ semelhante ao Telegram; veja como funciona

O WhatsApp começou a liberar, nesta quinta (8/06), o recurso “Canais”, uma ferramenta para os administradores enviarem textos, fotos, vídeos, figurinhas e enquetes para um número ilimitado de integrantes.

Inicialmente, o recurso “canais” estará disponível para usuários selecionados na Colômbia e em Singapura, e posteriormente a mais países. No entanto, não há data definida para lançamento no Brasil.

O objetivo da nova ferramenta é tornar o aplicativo um “produto de mensagens de transmissão privada”, esclarece a Meta, a dona do WhatsApp.

O recurso é similar ao do Telegram, de mesmo nome, que tem o objetivo de transmitir mensagens públicas para uma quantidade ilimitada de inscritos. Porém, a ferramenta do WhatsApp permite que apenas administradores consigam escrever textos, enviar fotos, vídeos e figurinhas, e criar enquetes.

Como funciona o recurso Canais do Whatsapp?

No recurso canais do WhatsApp, as mensagens vão aparecerão em uma nova aba chamada Atualizações. Ela estará localizada separada das conversas com familiares, amigos e comunidades. Nela, o usuário vai encontrar o Status e os canais que deseja seguir.

Segundo a Meta, o histórico do canais será armazenado nos servidores por até 30 dias. Além disso, a empresa promete incluir formas de fazer as atualizações desaparecerem rapidamente dos dispositivos dos usuários.

A nova atualização do WhatsApp também vai permitir que os usuários pesquisem os canais que pretende seguir. Assim como também será possível acessar um canal por meio de links de convite enviados em conversas e e-mails ou publicados online. Entretanto, os administradores não poderão adicionar seguidores diretamente ao canal como acontece atualmente com as listas de transmissões. É o seguidor que escolhe se quer ou não seguir.

Por outro lado, os responsáveis pelo canal poderão decidir quem pode seguir o canal e se querem que ele seja visível no diretório ou não. Haverá também a opção de bloquear capturas de tela e encaminhamentos de mensagens.

Fotos de perfil e informações de contato do administrador do canal não serão visíveis para os seguidores. Da mesma forma, os seguidores não terão seus números de telefone revelados.

Conheça o recurso Canais do WhatsApp:

ANTERIOR Homem fere quatro crianças e um adulto em ataque com faca; vídeo
PRÓXIMO Homem é preso em flagrante por importunação sexual em shopping; veja vídeo