Vou perder minha conta no X? Rede social finaliza operações no Brasil

A empresa entende que o país impõe censura à rede social na pessoa do ministro do STF, Alexandre de Moraes

A rede social X, antigo Twitter, decidiu encerrar as operações no Brasil neste sábado (17). Apesar do fechamento dos escritórios da empresa no país, os usuários continuam acessando a plataforma normalmente, tanto pelo aplicativo quanto pelo navegadora web, garantiu a empresa.

A falta de representação no Brasil, porém, deve afetar algumas atividades da rede social, como moderação de conteúdo, comunicação com imprensa e governo, além do atendimento ao usuário.

A decisão do X de encerrar as operações no Brasil foi tomada após Moraes ameaçar prender a representante da instituição no país caso a rede social não cumpra decisões judiciais.

A empresa entende que o país impõe censura à rede social na pessoa do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, após os inquéritos sobre a atuação do dono da plataforma em campanhas de desinformação contra as instituições brasileiras.

“A decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do Alexandre de Moraes, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados”, escreveu Elon Musk, dono da rede social, no perfil pessoal dele.

“Devido às exigências do “juiz” Alexandre de Moraes no Brasil que nos obrigariam a violar (em segredo) as leis brasileiras, argentinas, americanas e internacionais, o X não tem escolha a não ser fechar nossas operações locais no Brasil. Ele é uma vergonha total para a Justiça”, acrescentou Musk.

Decisões de Moraes

Nas últimas semanas, Moraes determinou que o X retirasse do ar uma série de perfis, entre eles o do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Na primeira decisão, de 8 de agosto, o ministro tinha ordenado o bloqueio das contas em um prazo de duas horas, sob pena de multa diária de R$ 50 mil.

Os perfis não foram bloqueados, e na sexta-feira (16) Moraes aumentou o valor da multa para R$ 200 mil por dia em caso de descumprimento. Além disso, decidiu que poderia mandar prender a representante da empresa no país em caso reiterado de desobediência a determinação judicial e afastar imediatamente a direção da empresa.

Na manhã deste sábado, a equipe de Assuntos Governamentais Globais do X usou o próprio perfil para criticar a decisão e anunciar o encerramento das atividades do escritório da empresa no Brasil.

Na publicação, o X diz que Moraes “ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumprirmos suas ordens de censura”. “Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações”, escreveu a rede social.

“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, continuou a empresa.

“Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito, imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil. Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes. Suas ações são incompatíveis com um governo democrático. O povo brasileiro tem uma escolha a fazer — democracia ou Alexandre de Moraes”, completou o X.

ANTERIOR VÍDEO: Homem mata ex com tiro na cabeça e viaja 500 km com o corpo no porta-malas
PRÓXIMO VÍDEO: Fãs prestam homenagem a Silvio Santos em sua casa na Flórida, EUA