VÍDEOS: Terremoto em Marrocos deixa mais de mil mortos e destruição

Marrocos — Subiu para 1.037 o número de mortos pelo terremoto de magnitude 6,8 que atingiu o Marrocos na sexta-feira (8). O balanço anterior era de 820 fatalidades. Veículos de imprensa marroquinos apontam que este seria o abalo sísmico mais forte já registrado no país. O tremor ocorreu no centro do país, segundo informe oficial do Ministério do Interior. Os feridos em consequência do tremor já são 672, sendo que 205 deles estão em estado grave.

As províncias e municípios do país mais afetadas pelo tremor, ainda segundo a pasta, foram Al Haouz, Marrakech, Ouarzazate, Azilal, Chichaoua e Taroudant. Nas redes sociais, a população afetada registrou momentos de pânico e destruição devido aos tremores.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o abalo sísmico foi de magnitude 6,8 e ocorreu a uma profundidade de 18,5 km da superfície da Terra, com epicentro a 71 km a sudoeste de Marrakech. Já o Centro Nacional para a Pesquisa Científica e Técnica, do Marrocos, afirmou que a magnitude do tremor foi de 7, tendo ocorrido na província de Al Hauz.

O terremoto foi sentido com menos intensidade em cidades costeiras como Rabat e Casablanca e até mesmo em Fez, onde está concentrada a seleção olímpica do Brasil (e que fica a 530 km de Marrakech). O abalo também afetou ainda províncias na região oeste da Argélia, país vizinho do Marrocos, mas as autoridades locais negaram haver danos ou vítimas.

Após a tragédia, o Ministério do Interior afirmou que as autoridades mobilizaram “todos os recursos necessários para intervir e auxiliar as zonas afetadas” pelo terremoto. Governos de outros países, como Estados Unidos e Espanha, também se ofereceram para ajudar e mandar equipes de resgate de reforço, caso preciso.

VEJA VÍDEOS:



ANTERIOR VÍDEO: Motorista alcoolizado invade ponto de ônibus e destrói barracas de ambulantes
PRÓXIMO VÍDEO: PM aposentado é morto a tiros e suspeito ‘dança’ durante crime