VÍDEOS: Com chuva intensa, parte de barragem se rompe no Rio Grande do Sul
Parte da barragem da Usina Hidrelétrica 14 de julho, localizada no município de Cotiporã–RS, na Serra Gaúcha, a cerca de 170 quilômetros de Porto Alegre, se rompeu no início da tarde desta quinta-feira (2).
Em um vídeo divulgado nas redes sociais, o governador Eduardo Leite afirmou que, segundo técnicos, o colapso não deverá causar “a devastação de uma enxurrada”. Mesmo assim, a população das cidades que ficam abaixo do local do rompimento devem sentir os efeitos do aumento do nível do rio Taquari.
“Buscamos fazer todo o trabalho possível para evitar o rompimento, mas [devido ao] volume de água não conseguimos ter acesso [à barragem] com os helicópteros [mobilizados] para levar os técnicos”, comentou Leite. “Isso vai ter um impacto e estamos trabalhando para mitigar os efeitos”.
Moradores devem sair de áreas de risco
Em nota, a Defesa Civil estadual informou que já vinha alertando a população para a elevação do nível do rio devido às fortes chuvas que atingem o estado desde a última sexta-feira (24) e que, com apoio de outros órgãos públicos, está retirando as famílias que permaneciam nas áreas de risco.
“A orientação expressa é que os moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem as áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do Rio Taquari”, alertou a Defesa Civil.
Também em nota, a Companhia Energética Rio das Antas informou que detectou o rompimento parcial do trecho direito da barragem às 13h40. Ainda segundo a companhia, o Plano de Ação de Emergência já estava em prática desde o início da tarde de ontem (1º), em coordenação com as Defesas Civis da região, com acionamento de sirenes de evacuação da área, para que a população local pudesse ser retirada com antecedência e em segurança.
VEJA VÍDEO:
🚨TRAGÉDIA – Acaba de ser confirmado o rompimento parcial da barragem 14 de Julho, situada no Rio das Antas, entre Cotiporã e Bento Gonçalves no estado do Rio Grande do Sul. pic.twitter.com/nHS5B88ZWh
— SPACE LIBERDADE (@NewsLiberdade) May 2, 2024
Ceran aciona sirene de evacuação da barragem 14 de Julho, em Cotiporã, Rio Grande do Sul. pic.twitter.com/FumWugs2Wp
— Thiago Miranda (@thiagoacmiranda) May 1, 2024
🇧🇷 | BARRAGEM ROMPEU
De acordo com a prefeita Gisele Caumo, de Santa Teresa, no Rio Grande do Sul, houve a ruptura da barragem 14 de julho, o que resultará no aumento do nível do rio em até 4 metros.Moradores das margens do rio das antas e taquari devem deixar imediatamente as… pic.twitter.com/w39RIiq9gY
— World Events 🌎 (@Eventmund) May 2, 2024
URGENTE🚨: A barragem de Bento Gonçalves entrou em colapso
O prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Segabinazzi, divulgou um vídeo nesta quinta-feira (02) informando que a barragem 14 de Julho, no interior do Rio Grande do Sul, colapsou por conta da forte chuva que atinge diversas… pic.twitter.com/7dhgcyhOEW
— Jornal AMB Brasil (@ambnewsbrasil) May 2, 2024