VÍDEOS: Chuva com ventania causa destruição e transtornos em Manaus
Uma forte chuva com rajadas de vento atingiu algumas zonas de Manaus na tarde desta segunda-feira (2), confirmando a previsão do Informativo Meteorológico da Defesa Civil do Amazonas. Bem-vinda durante a severa seca, a previsão indica maiores acumulados, acima de 70 mm, previstos sobre a região da calha do Médio Rio Negro.
A previsão indicou nesta segunda-feira (2), baixo volume de acumulado de chuvas variando entre 3 e 30 mm. Além disso, não se descarta a possibilidade de formação de tempestades ao longo da tarde nas áreas com previsão de baixo acumulado de chuva. Essas tempestades de desenvolvimento repentino estão geralmente acompanhadas por rajadas de vento, trovoadas e até mesmo a possibilidade de precipitação de granizo.
O boletim informa ainda que, conforme a análise do mapa de previsão numérica produzido pelo INMET, referente à previsão semanal para o período de 02 até 09/10/2023, indica condições propícias para acumulados de chuva entre 3 e 80 mm distribuídos sobre áreas pontuais no oeste do Amazonas.
Em Manaus, bairros foram atingidos pela rajada de vento e chuva, causando destelhamentos e derrubada de árvores.
No bairro flores, casas tiveram os telhados arrancados e uma cobertura acabou desabando na praça do conjunto Duque de Caxias. Na rua Goiânia, no bairro Redenção, três árvores caíram.