VÍDEO: Reino Unido manda navio de guerra para Guiana, ameaçada pela Venezuela

Em resposta às ameaças da Venezuela de anexar 70% do território guianense, o Reino Unido enviou o HMS Trent, um navio de guerra, para a região. A embarcação, que inicialmente estava destinada a operações antidrogas no Caribe, realizará exercícios conjuntos com a Marinha guianense a partir desta semana.

A Guiana, com fortes laços históricos como ex-colônia britânica e membro da Commonwealth, tem sido alvo de tensões devido às intenções da Venezuela de anexar a região de Essequibo, rica em petróleo e que constitui 70% do território guianense.

O HMS Trent, um navio de patrulha de 90 metros de comprimento com capacidade para acomodar até 50 soldados, mudará sua missão em meio às ameaças do regime de Nicolás Maduro. Com uma velocidade máxima de 45 km/h e uma autonomia de 10.200 km, o navio se junta às manobras em resposta à escalada de tensões.

As ameaças venezuelanas atingiram o auge após um referendo realizado no início de dezembro, onde cerca de 95% dos cidadãos votaram a favor da anexação de Essequibo, criando um estado venezuelano na região. A Guiana rejeitou a medida e solicitou à Corte Internacional de Justiça (CIJ) uma ordem de emergência para interromper a consulta.

A CIJ declarou que a anexação seria ilegal, mas a Venezuela de Maduro ignorou a jurisdição da CIJ e continuou com seus planos. O governo guianense reitera sua oposição e busca soluções por meio de instâncias internacionais para resolver a disputa territorial.

VEJA VÍDEO:

ANTERIOR Filho é preso após tentar matar a mãe ateando fogo na casa dela em Manaus
PRÓXIMO Imagens mostram como ficou carro que empresária estava com as filhas após assassinato; veja