VÍDEO Celulares roubados e furtados são apreendidos no Centro de Manaus

Foi cumprido um mandado de busca e apreensão em um prédio onde estão localizadas três lojas suspeitas

Ao longe desta sexta-feira (20), a Operação Recupera Fone apreendeu cerca de mil aparelhos celulares que seriam frutos de roubos e furtos em lojas no Centro de Manaus.

Durante as diligências, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em um prédio na rua Dr. Moreira, no Centro, onde estão localizadas três lojas suspeitas de vender celulares roubados.

A Operação foi deflagrada pelas Forças de Segurança do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), das Polícias Civil e Militar e Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai).

A operação é resultado de uma investigação iniciada há aproximadamente quatro meses no 24º Distrito Integrado de Polícia (DIP), da Polícia Civil, que monitorou diversas pessoas suspeitas por adquirir aparelhos oriundos de crimes.

Os atendimentos do programa RecuperaFone são coordenados pelo novo Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC).

Como funciona o sistema

Quando um celular é roubado ou furtado, o cidadão registra o Boletim de Ocorrência em um Distrito Integrado de Polícia (DIP) ou na Delegacia Virtual e obrigatoriamente deve apresentar o identificador único do aparelho, chamado IMEI (International Mobile Equipment Identity). A partir dessas informações, o software cria um banco de dados sobre celulares reportados como roubados ou furtados.

O sistema monitora os celulares em uso e verifica se seus IMEIs correspondem a algum registro de roubo ou furto. Quando detecta um IMEI correspondente, o Núcleo de Investigação e Recuperação de Celulares (NIRC) da Polícia Civil, envia uma mensagem em massa por intermédio de um número de WhatsApp verificado da SSP/AM (92 93300 4088) para o telefone do usuário, que é chamado para comprovar a propriedade legítima do aparelho.

VEJA VÍDEO

ANTERIOR Suspeito de usar empresária e médica de escudo durante tiroteio é preso no AM
PRÓXIMO VÍDEO: Homem mata namorada com espada e invade loja para matar a ex