Uso de drones por facções criminosas é tema de audiência na Câmara
Na virada do século 21, os drones começaram a ser usados em guerras e guerrilhas pelo mundo
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados discute na quarta-feira (11) a utilização de drones por facções criminosas. O debate, solicitado pelo deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ), está marcado para as 16h30, no plenário 6.
Portugal é autor do Projeto de Lei 3835/24, que inclui no Código Penal o crime de emprego de veículo aéreo não tripulado, os chamados drones, por criminosos.
No começo, os drones eram usados para missões militares, mas hoje em dia são utilizados para captar imagens e entrega de objetos. Na virada do século 21, os drones começaram a ser usados em guerras e guerrilhas pelo mundo.
“Recentemente, na cidade do Rio de Janeiro, uma facção criminosa atacou outra facção rival utilizando drones equipados com dispensadores capazes de arremessar artefatos explosivos”, afirma o deputado.
Segundo Sargento Portugal, investigações em andamento mostram que os drones também são usados para monitorar as ações policiais. “O cenário que está posto no Rio de Janeiro fatalmente será ampliado para outros estados”, alerta.
Fonte: Agência Câmara de Notícias