UEA e Universidade da Amazônia Peruana assinam acordo de cooperação
A solenidade ocorreu nesta segunda-feira (4), em Tabatinga, a 1.117 quilômetros de Manaus
Cooperação educacional e acadêmica, com base na igualdade e reciprocidade. Esses são alguns dos objetivos do acordo de cooperação técnica entre a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e a Universidade Nacional da Amazônia Peruana (Unap). A solenidade de assinatura ocorreu nesta segunda-feira (4/11), no Centro de Estudos Superiores de Tabatinga (Cesbt/UEA), durante a abertura do 11º Encontro Internacional de Pesquisa em Ciências na Amazônia (Eipecam).
Para a reitora da UEA em exercício, Prof.ª Dra. Kátia Couceiro, é uma honra é satisfação estar em Tabatinga (distante a 1.117 quilômetros de Manaus), com essa reintegração, assinando o acordo de cooperação técnica. “O acordo é de salutar importância, pois não fazemos nada sozinhos. E assinar acordos, além de papéis, são ações mais efetivas. Essa união é muito mais para fortalecer as duas universidades no ensino, na pesquisa e na extensão. Parabenizo a todos e tenho certeza do sucesso dessa cooperação entre a UEA e a Unap.”
O reitor da Universidade Nacional da Amazônia Peruana (Unap), Dr. Rodil Tello Espinoza, destaca que a importância do acordo de cooperação técnica é grande, principalmente para implementar os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), no sentido de gerar uma educação de alta qualidade.
“Significa usar todo o potencial dos laboratórios, dos pesquisadores, desenvolver pesquisas e mesas-redondas conjuntas. O mais importante é a participação dos docentes e dos estudantes para aproveitar, ao máximo, os recursos das universidades. Estamos muito felizes em realizar esse evento, pois marca um avanço histórico por meio das fronteiras. Existe um trabalho com a Colômbia para gerar uma zona de integração. É um trabalho que temos com o Brasil, especialmente com a Universidade do Estado do Amazonas.”
“Acredito que esse é um momento muito importante para ambas as universidades e para toda a sua comunidade acadêmico-científica. Então, eu, na representação da assessoria de relações internacionais, desejo a todos uma semana esplêndida de muita produção, de muito debate, de muita discussão e, sobretudo, de internacionalização”, salientou a diretora da Assessoria de Relações Internacionais (ARI/UEA), a Prof.ª Dra. Vanúbia Moncayo.
Acordo de cooperação educacional e acadêmica
As universidades irão desenvolver a cooperação educacional e acadêmica, com base na igualdade e reciprocidade. Além de promover parcerias sustentáveis e entendimento mútuo entre as instituições. O acordo inclui, ainda, o intercâmbio de professores, alunos, funcionários e pesquisadores acadêmicos; atividades de pesquisa e publicação conjuntas; participação em seminários e reuniões acadêmicas; troca de materiais acadêmicos e outras informações; programas em conjunto que possam resultar na concessão de diplomas conjuntos; programas acadêmicos especiais de curta duração ou módulos.
Participaram, ainda, da solenidade, o diretor da Agência de Inovação Tecnológica e Propriedade Intelectual (Agin/UEA), Prof. Dr. Antônio Mesquita; o diretor do Cestb/UEA, Prof. Dr. Edilson de Carvalho Filho; o diretor do Instituto Amazónico de Investigaciones (Imani/Unal), Prof. Dr. Arturo Samuel Gomez Insuasti; do diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Amazonas, Campus Tabatinga (Ifam), Prof. Me. Nicolas Andretti de Souza Neves; e do coordenador Geral do XI Eipecam, Prof. Dr. Bruno Gomes de Araújo.