UEA: avanços e conquistas reforçam o compromisso com educação no AM
A gestão superior da UEA implementou iniciativas que trouxeram resultados positivos para a sociedade amazonense
Com um saldo positivo, a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) encerra o ano de 2024 celebrando conquistas que fortalecem a instituição e valorizam a comunidade acadêmica. Entre os avanços nas mais diferentes áreas, estão a inauguração de novos espaços, o fortalecimento de pesquisas inovadoras, a aprovação de novos cursos e os benefícios concedidos a servidores e professores. Em um ano repleto de melhorias, a gestão superior da UEA, por meio do Governo do Amazonas, implementou iniciativas que trouxeram resultados positivos para a sociedade amazonense.
No âmbito da valorização dos servidores, a UEA assegurou um aumento salarial de 14,1% para 1.432 docentes e funcionários administrativos concursados, por meio do pagamento das datas-bases de 2019, 2020 e 2021. Após 17 anos sem reajuste, os servidores comissionados também receberam uma conquista significativa: seus salários serão equiparados aos de outros órgãos da administração pública direta, com um aumento de 10% que entrará em vigor a partir de 2025.
Outra novidade importante para os colaboradores foi a implementação do plano odontológico e o reajuste do vale-alimentação, que passou de R$ 500 para R$ 800, representando um significativo reforço no suporte à qualidade de vida dos funcionários. Além disso, foi anunciado o pagamento da gratificação de Produtividade Acadêmica a professores.
É com foco nessas melhorias que o reitor da UEA, André Zogahib, destaca que a universidade iniciará o próximo ano com a perspectiva de avançar ainda mais em sua missão de promover a educação superior de qualidade, incentivar a pesquisa e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Amazonas.
“O ano de 2024 foi um marco para a UEA. Trabalhamos incansavelmente para proporcionar condições mais justas aos nossos servidores, avançar em pesquisas que impactam, positivamente, a sociedade e melhorar nossa infraestrutura para oferecer um ambiente mais acolhedor e eficiente. Nosso compromisso é com o futuro da educação e da ciência no Amazonas”, afirmou o reitor.
Avanços
Não faltaram conquistas acadêmicas para a UEA em 2024. Dois novos cursos de doutorado foram aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): o primeiro doutorado profissional de Enfermagem em Saúde Pública da região Norte e o doutorado acadêmico de Educação em Ciências na Amazônia, primeiro na área do ensino no Amazonas.
A acreditação do primeiro laboratório da região Norte em uma universidade pública também foi destaque. O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) acreditou o Laboratório de Ensaios de Produtos (LabEP), na Escola Superior de Tecnologia (EST), que tem como foco a fabricação de isqueiros. O laboratório recebeu o reconhecimento de competência técnica para realizar ensaios térmicos e mecânicos em atendimento à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025.
Como forma de democratizar, ainda mais, o acesso ao ensino superior público de qualidade, a UEA criou duas iniciativas que visam preparar estudantes para as provas do Vestibular e Sistema de Ingresso Seriado (SIS). O Pré-Vest é o curso preparatório on-line que conta com aulas de 15 minutos focadas em questões da Vunesp e veiculadas por meio da plataforma YouTube e na TV Encontro das Águas, alcançando 53 municípios do Amazonas. O AprovENS, por sua vez, é o curso pré-vestibular presencial da UEA, promovido na Escola Normal Superior (ENS).
Infraestrutura
A comunidade acadêmica de Apuí (distante 453 quilômetros de Manaus) passou a contar com uma unidade física da UEA. A inauguração do Núcleo de Ensino Superior do município, que possui instalações modernas e preparadas para proporcionar um ensino de excelência, representa mais um marco no fortalecimento da educação no interior do estado.
Diversos espaços de ensino e pesquisa foram inaugurados ao longo do ano. Entre eles, destacam-se: prédio de laboratórios no Centro de Estudos Superiores de Parintins; o laboratório Nexus, Centro de Pesquisa e Inovação em Computação Aplicada e Saúde Digital, Stem Makerspace, na Escola Superior de Tecnologia (EST/UEA); salas de coordenação de cursos, a Escola do Futuro, na ENS/UEA; e o Laboratório de Pesquisa, Extensão e Práticas Contábeis, na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO/UEA).
A renovação da frota de veículos levou maior praticidade para a realização de atividades acadêmicas e administrativas. Picapes, vans e ônibus foram entregues para unidades da capital e do interior. Nas bibliotecas, a UEA seguiu investindo na melhoria do acervo, com destaque para a entrega de dois mil novos livros para a Escola Superior de Artes e Turismo (Esat/UEA) e 300 novos exemplares para a Escola Superior de Ciências da Saúde (ESA/UEA).
A UEA encerra 2024 consolidando seu compromisso com a excelência acadêmica, o bem-estar de seus servidores e o avanço da ciência no Amazonas. As diversas conquistas são reflexos de iniciativas da gestão superior dedicadas ao desenvolvimento da educação superior no estado. A universidade se prepara para um futuro ainda mais promissor, mantendo o foco na qualificação de seu corpo docente e discente, no progresso das pesquisas e no aprimoramento de seus serviços.