Tribunal russo multa Wikipédia por informações sobre guerra na Ucrânia
Um tribunal russo multou nesta quinta-feira (27) a Wikimedia Foundation, dona da Wikipedia, em dois milhões de rublos (cerca de R$ 123 mil) por não deletar o que disse ser “conteúdo proibido” relacionado aos militares russos, informou a Interfax.
Ele disse que esta foi a sétima multa imposta à Wikimedia em 2023 por não remover informações proibidas. As multas agora totalizam 8,4 milhões de rublos (cerca de R$ 519 mil).
A última penalidade foi por não remover um artigo sobre uma unidade militar que continha “informações militares classificadas” sobre sua localização, composição e equipamento, incluindo informações relacionadas ao andamento do que a Rússia chama de operação militar especial na Ucrânia.
A Wikimedia não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A plataforma disse anteriormente que as informações das quais as autoridades russas reclamaram eram de boas fontes e estavam de acordo com os padrões da Wikipedia.
A Wikipédia é uma das poucas fontes independentes sobreviventes de informação em russo desde que a repressão estatal ao conteúdo online se intensificou depois que Moscou invadiu a Ucrânia no ano passado.
“Ainda não estamos bloqueando a Wikipédia, não há tais planos por enquanto”, disse o ministro de Assuntos Digitais, Maksut Shadaev, na semana passada.
Fonte: CNN