SSP-AM esclarece ação durante assalto em loja de joias em Shopping de Manaus
Um suspeito foi preso e uma mulher foi feita de ‘escudo humano; uma bolsa com parte das joias roubadas foi recuperada
A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), esclareceu na tarde deste sábado (14), que a equipe policial prontamente respondeu ao ataque de grupo criminoso dentro do Shopping Manauara após um intenso tiroteio dentro do estabelecimento comercial. Um suspeito foi preso por uma equipe da Polícia Militar (PM) que fazia patrulhamento no entorno do shopping. A polícia confirmou ainda que uma mulher foi feita de ‘escudo humano’, mas foi liberada durante a fuga do bandido.
Durante coletiva de imprensa, a SSP-AM esclareceu o suspeito preso já tem passagem pela polícia e, que já é conhecido dentro de organização criminosa. No momento da prisão, o homem usava um nome falso. O suspeito cometeu outros roubos no estado Pará.
“O cidadão preso usava o nome de Jonathas, mas, na verdade, o nome dele é Clenio. Ele cometeu outros roubos no estado do Pará, e tinha dois mandados, um por integrar organização criminosa voltada para o tipo de roubo cometido no shopping”, e o segundo mandado também era de roubo.
A rápida ação da polícia, além de resultar na prisão de um dos suspeitos, apreendeu uma bolsa contendo parte das joias roubadas da joalheria, arma e munições. Agentes de segurança esclareceram ainda que os criminosos tomaram de assalto um veículo e em seguida roubaram duas motociclistas para empreender fuga.
Durante o intenso tiroteio, uma mulher foi feita de ‘escudo humano’ por um dos criminosos, vídeos registrados por clientes que se esconderam dentro das lojas, mostra o momento em que o homem troca tiros com agentes de segurança. Em outro registro é possível ver o momento em que o homem deixa a mulher e empreende fuga em uma área verde dentro do shopping.
A SSP-AM informou que equipes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) e SSP seguem nas buscas por outros envolvidos na ocorrência. Apesar da intensa troca de tiros, não houve feridos.
A pronta resposta à ocorrência foi feita pelo Policiamento Ostensivo Geral (POG), da PMAM, que estava posicionado no entorno do centro de compras. Além de policiais da Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que atende a área, também aturam na ocorrência policiais militares da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (ROCAM), Força Tática, e policiais civis da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) e Delegacia Especializada em Roubos, Furtos e Defraudações (DERFD), além da Secretaria Executiva de Inteligência.