Sobe para 98 número de botos encontrados mortos em Coari, no Amazonas

Mais 98 botos foram encontrados mortos no município de Coari (a 363 quilômetros a oeste de Manaus). A informação foi divulgada na noite desta terça-feira (14), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Segundo as informações, os 98 botos foram encontrados no Rio Solimões em menos de 30 dias. No início desta semana, a cidade já registrava 79 botos mortos.

Uma equipe de pesquisadores liderada pela Universidade Federal em Coari (Ufam/Coari), encontrou 23 carcaças, a maioria de botos-vermelhos. De acordo com o ICMBio, as mortes podem estar relacionadas com à seca extrema que atinge o Estado.

Entre setembro e outubro, 153 botos morreram em Tefé (a 523 quilômetros a oeste de Manaus). Na cidade, o número também subiu para 155 mortes.

Pesquisadores tentam identificar as causas das mortes dos animais.

Estiagem

Todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência. Segundo dados da Defesa Civil, o Amazonas tem 598 mil pessoas afetadas até o momento pela seca severa, ou 150 mil famílias.

O número de pessoas e famílias afetadas pela estiagem em nosso Estado é dinâmico e baseia-se nas informações disponibilizadas pelos municípios que alimentam o S2iD — Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil.

Calha do Rio Negro

O município de Novo Airão registrou no dia (15) o nível de 2,82 m (desceu 0,08 m nas últimas 24 horas).

Esses números são atualizados e corrigidos diariamente, podendo sofrer alterações para mais ou para menos, de acordo com os ajustes realizados pelas autoridades municipais, visando a precisão dos dados.

ANTERIOR Onda de calor atinge 2,7 mil cidades e deve durar até sexta-feira
PRÓXIMO Dono de autopeças é preso com R$ 1 milhão em diamantes ilegais