Ruas e avenidas de Manaus sofrem interdições; confira as mudanças
As ações incluem mudanças no sentido de circulação das vias, abertura de novos retornos e alterações na sinalização
A partir desta terça-feira (21), avenidas e ruas de Manaus sofreram uma série de interdições. As ações entregues incluem mudanças no sentido de circulação das vias, abertura de novos retornos, alterações na sinalização vertical e horizontal, e instalação de semáforos.
Dentre as mudanças está a ligação direta entre as avenidas Constantino Nery e Torquato Tapajós, que elimina a necessidade do semáforo próximo à Estação de Transferência 2 (Arena).
A nova alça de acesso, localizada em frente ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), permite que os motoristas sigam direto para a Torquato Tapajós, sem paralisação no semáforo.
O semáforo permanece no local, mas está ajustado para atender, exclusivamente, aos ônibus que utilizam a estação e aos motoristas que precisam acessar a rua Lóris Cordovil, fazendo a conversão à esquerda.
A avenida Pedro Teixeira, agora, opera em sentido único (sentido, avenida Djalma Batista) no trecho entre as avenidas Constantino Nery e Djalma Batista. Essa reorganização elimina o contrafluxo, reduz os riscos de acidentes e garante uma circulação mais fluida e segura.
De forma complementar, a rua da Indústria se tornou o acesso principal ao sentido contrário, conectando quem vem da avenida Djalma Batista para acessar a Constantino Nery. Com a abertura de novos canteiros centrais e a instalação de semáforos, os motoristas podem acessar essas vias, tanto no sentido bairro/Centro quanto no sentido oposto.
No trecho sob o viaduto de Flores foi realizado uma adequação geométrica no retorno no sentido Centro-bairro. A intervenção amplia a área de circulação, facilitando o acesso à Torquato Tapajós para motoristas vindos da Constantino Nery.
As mudanças integram o Plano de Intervenção Rápida no Trânsito. Agentes do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) estão no local para dar as primeiras orientações e organizar o tráfego para a melhor fluidez e conforto dos condutores.
As ações entregues incluem mudanças no sentido de circulação das vias, abertura de novos retornos, alterações na sinalização vertical e horizontal, e instalação de semáforos.
Transporte público
As alterações no trânsito impactaram diretamente o transporte coletivo. Dezoito linhas de ônibus tiveram seus itinerários readequados para acompanhar as novas configurações viárias. Linhas vindas do Eldorado, por exemplo, agora utilizam a rua da Indústria para acessar a Constantino Nery.
Já no entorno da Estação Arena, as operações permanecem inalteradas, garantindo que os passageiros sejam atendidos normalmente. A partir desta terça-feira, um novo ponto de parada foi implementado na rua da Indústria, para linhas como 118, 540, 652, 672, A202 e A402. Por outro lado, a parada na avenida Pedro Teixeira foi desativada.
Suporte e monitoramento
Equipes do IMMU estão nos pontos de intervenção para orientar motoristas e pedestres, garantindo segurança e fluidez. Essas equipes permanecerão no local até a segunda semana de fevereiro, período em que o fluxo de veículos tende a aumentar devido ao fim das férias escolares. Caso necessário, o suporte poderá ser estendido.