Polícia Militar do Amazonas auxilia parto de adolescente indígena no AM
Ação ocorreu na base da Funai no Rio Alto Maicí e contou com apoio de servidores locais
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), realizou o parto de uma jovem indígena de 13 anos, Kauhiae Pirahã, na manhã de sexta-feira (27), por volta das 6h, na base da Funai no Rio Alto Maicí, no município de Lábrea (a 702 quilômetros a sudoeste de Manaus).
A adolescente, moradora da aldeia indígena Sabá Pirahã, chegou à base acompanhada de sua mãe, Oabai Pirahã, e do piloto do barco, Ioá Pirahã. Ela estava em trabalho de parto avançado, necessitando de assistência imediata.
A equipe policial, composta pelo 3° sargento Francisco Campos Pinto, cabo Isac Vidal dos Santos e soldado Eliezo Ribeiro Moreira, junto aos servidores da Funai, iniciaram os procedimentos para o parto. Apesar das dificuldades decorrentes do longo período de contrações, o bebê, uma menina, nasceu com segurança.
Após o parto, mãe e filha receberam os cuidados necessários e foram transportadas de barco até a BR-230, onde o enfermeiro realizou o diagnóstico e os preparativos para a transferência ao município de Humaitá. A equipe da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) em Humaitá deu continuidade ao atendimento.
A PMAM reafirma o compromisso de apoiar a população, especialmente em áreas de difícil acesso.
FOTOS: Divulgação/PMAM