Piloto faz pouso de emergência após cobra letal rastejar no colo dele
Um piloto foi forçado a fazer um pouso de emergência na segunda-feira na África do Sul depois de descobrir uma cobra altamente venenosa dentro da cabine. Rudolf Erasmus e quatro passageiros estavam em um voo comercial de Worcester, no Cabo Ocidental, para Nelspruit. Mas o que era para ser uma viagem de rotina virou um tremendo susto.
Durante o voo, o piloto sentiu algo frio deslizar em seu corpo perto do quadril e, quando se virou para verificar, viu uma cobra colocando a cabeça embaixo de seu assento. Era uma Naja nivea, cobra altamente venenosa comumente encontrada no sul da África.
Atordoado, ele ficou um momento em silêncio, sem saber se deveria contar aos passageiros, porque não queria causar pânico, pois qualquer desordem a mais de 10.000 pés (cerca de 3.000 metros) pode gerar grandes problemas. Como precisaria fazer um pouso de emergência, o piloto comunicou o fato aos passageiros. “Felizmente, todos permaneceram calmos”, contou.
Segundo o The Guardian, uma mordida de uma Naja nivea pode matar uma pessoa. Embora considerada calma, a espécie é vista como uma das cobras mais perigosas da África. Erasmus comunicou sua emergência pelo rádio e foi rapidamente liberado para pousar no aeroporto mais próximo.
Ao pousar, os passageiros desembarcaram da aeronave com calma, tentando não assustar a cobra. Erasmus deixou o avião por último e foi ovacionado pelo ato de heroísmo e a tranquilidade em lidar com a situação inesperada.