‘Paredões’ e ‘rolêzinhos’: mais de 130 motos são apreendidas em Manaus

Durante as operações do Detran, uma carretilha (usada nos ‘paredões’), também foi apreendida

Entre sexta-feira (2) e domingo (3), duas operações do Departamento Estadual do Amazonas (Detran-AM), em parceria com a Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), resultaram na remoção de 139 motocicletas, 15 veículos e uma carretilha (utilizada nos ‘paredões’), sendo eles envolvidos na perturbação da ordem pública e nos chamados “rolezinhos” (quando o condutor da motocicleta faz manobras arriscadas e perigosas) em ruas da capital.

Entre a noite de sexta-feira (2) e a madrugada do sábado (3), a operação aconteceu no bairro Alvorada 2, zona centro-oeste da capital, e teve a participação da 10º Companhia Interativa Comunitária (Cicom), da 17º Companhia Interativa Comunitária (Cicom) e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas).

No local, foram feitas 58 abordagens que resultaram na remoção de 26 motocicletas, seis veículos e na autuação de 64 condutores.

De acordo com o diretor-presidente do Detran Amazonas, Wendell Waughan, essas ações visam manter a segurança viária e também a ordem pública, tendo em vista que diversos cidadãos são prejudicados em decorrência do uso desordenado dos chamados ‘paredões’ e também da prática ilegal dos ‘rolezinhos’.

“Quando aplicamos as leis do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), salvamos vidas, tendo em vista que impedimos que os condutores de motos e carros pratiquem manobras arriscadas em vias públicas da cidade”, reforçou Waughan.

Já entre a noite do último sábado (2) e a madrugada de domingo (4), a operação ocorreu no Distrito Industrial 1, zona sul de Manaus, com apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e Força Tática da PM-AM.

No local, foram realizadas 283 abordagens, que resultaram na remoção de 113 motocicletas, nove veículos e uma carretilha, resultando na atuação de 283 condutores. Também foram constatadas 11 pessoas dirigindo sob a influência de álcool após a realização do teste de alcoolemia, o popular bafômetro.

De acordo com Arthur Cruz, coordenador-geral de Fiscalização do Detran Amazonas, todas as infrações cometidas pelos condutores comprometem a segurança viária e o direito de ir e vir da população.

ANTERIOR Pesquisadores indicam contaminação por mercúrio em peixes do rio Madeira
PRÓXIMO Eleições nos EUA: Primeira urna apurada registra empate surpreendente entre Trump e Harris