Oposição venezuelana contesta resultado e declara vitória de González Urrutia

María Corina Machado afirma que vitória de Maduro é “impossível diante dos dados que recebemos”

Venezuela – A líder opositora María Corina Machado e seu candidato Edmundo González Urrutia se pronunciaram depois da divulgação dos resultados do CNE, que declarou vitória para Nicolás Maduro na Venezuela. Segundo ela, os dados divulgados são “impossíveis diante dos dados que estamos recebendo”.

“Hoje queremos dizer a todos os venezuelanos e ao mundo inteiro que a Venezuela tem um novo presidente eleito e é Edmundo Gonzalez Urrutia”, afirmou a opositora sob aplausos de apoiadores. “Já ganhamos e todo mundo já sabe. (…) Ganhamos em todos os cantos do país, em todas as cidades do país, em todos os Estados do país.”

De acordo com o presidente do CNE, Elvis Amoroso, com 80% da apuração concluída, o atual presidente do país obteve 51,2% dos votos, contra 44,2% do opositor Edmundo González Urrutia.

Os demais candidatos somaram 4,6% dos votos. O comparecimento às urnas foi de 59%. O CNE informou ainda que a demora para a liberação dos resultados do pleito realizado no domingo (28) ocorreu por causa de um ataque ao sistema de transmissão dos votos.

A oposição denunciou não ter tido acesso às atas eleitorais que poderiam comprovar os resultados e acusou Maduro de fraudar a votação.

“Neste momento temos mais de 40% das atas. Estamos recebendo todas as atas que o CNE transmitiu e todas as informações coincidem que Edmundo recebeu 70% dos votos e Maduro 30% dos votos, esse é a verdade. E essa é a eleição com a maior margem de vitória. Parabéns, Edmundo”, disse a líder opositora.

González Urrutia se pronunciou logo em seguida: “Os venezuelanos e mundo todo sabemos o que aconteceu hoje. Aqui foram violadas as normas já que não foram entregues todas as atas”.

“Nossa mensagem de reconciliação segue vigente. Nossa luta contínua e não descasaremos até que a vontade do povo de Venezuela seja respeitada.”

**Com informações do Estadão Conteúdo**

ANTERIOR Nicolás Maduro é reeleito presidente na Venezuela, diz órgão eleitoral
PRÓXIMO Motoristas embriagados são flagrados e autuados no fim de semana em Manaus