Olhar do Norte 2024: inscrições abertas para oficinas do mercado audiovisual

As atividades formativas acontecem no Palácio da Justiça, entre os dias 24 e 27 de setembro

O Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte está com inscrições abertas para três oficinas com profissionais do mercado audiovisual: “Como se preparar para eventos de mercado audiovisuais”, com Carlos Barbosa; “Criação de Canção para Animação”, com Heloá Holanda e Estêvão Queiroga; e “Oficina de Cinema em 16mm”, com Raffaella Rosset. As atividades formativas da sexta edição acontecem de 24 a 27 de setembro, no Palácio da Justiça (Avenida Eduardo Ribeiro, 901, Centro) e o formulário está disponível em festivalolhardonorte.com. As vagas são limitadas.

O evento é uma realização da Artrupe Produções em parceria com o Cine Set e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.

“Neste ano, o Olhar do Norte oferece oficinas para que as pessoas que atuam na área possam ampliar o conhecimento e entender como devem preparar os seus projetos para o mercado audiovisual, como podem projetar suas ideias e criar frame a frame, além de música para animação”, afirma o curador Victor Kaleb.

Programação

No dia 24, das 14h às 17h, quem abre a programação do Olhar do Norte 2024 é a oficina “Como se preparar para eventos de mercado audiovisuais”, com Carlos Barbosa, produtor audiovisual, sócio-diretor da Leão do Norte Produções Audiovisuais e coordenador das plataformas Matapi e Tela Amazônia.

O curso traz processos de como se organizar para eventos do mercado audiovisual, que projetos apresentar e para quem.

Além de preparar estudantes e profissionais para participarem de eventos de mercados audiovisuais, principalmente no Brasil, a oficina tem como objetivo apresentar ao público a plataforma de articulação audiovisual e evento de mercado Matapi, sua estrutura e como ela pode auxiliar na potencialização de projetos e na geração de negócios.

Na quarta-feira (25), das 9h às 13h, Heloá Holanda, produtora musical, cantora e compositora, e Estêvão Queiroga, multiartista e sócio do estúdio Petitfabrik, comandam a oficina “Criação de Canção para Animação”.

No roteiro estão princípios básicos de criação musical para séries animadas infantis. Ao longo da ação formativa, uma canção original vai ser criada e produzida em colaboração com os participantes.

Raffaella Rosset, cineasta e fotógrafa especialista em cinema analógico e processos fotoquímicos manuais, vai ministrar a última atividade, “Oficina de Cinema em 16mm”, nos dias 26 e 27, das 9h às 13h.

A proposta é apresentar técnicas manuais de criação cinematográfica em 16mm, como colagem, pintura e desenho direto na película e criação de filmes coletivos e individuais.

“A oficina acontecerá em dois encontros, onde experimentaremos com diversos objetos geradores em potencial de imagens e sons analógicos – objetos vindos das artes visuais, caseiros, vegetais, e também película cinematográfica, empalmadoras, cortadores e projetor 16mm”, explica Raffaella Rosset.

“Faremos um filme coletivo e pequenas sequências individuais com materiais fornecidos pela oficina e outros que as participantes quiserem trazer. Conversaremos sobre filmes feitos em suportes como 16mm, Super 8 e 35mm por artistas que realizam práticas manuais, e sobre possibilidades caseiras e autônomas de realizar filmes manuais. No final da oficina, vamos projetar e assistir os nossos filmes no projetor 16mm”, completa a cineasta.

A programação completa está no Instagram (@olhardonorte).

ANTERIOR STJ nega novo pedido para soltar a influenciadora Deolane Bezerra
PRÓXIMO Adolescente é apreendido suspeito de matar mulher com 40 facadas no AM