Novos conselheiros do Crea Amazonas tomam posse
Entre as suas atribuições, os conselheiros participam de julgamentos de casos de infração à legislação
O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Amazonas (Crea-AM) deu posse na noite desta terça-feira (7) aos novos conselheiros da entidade, com mandato para o triênio de 2025/26/27, durante a 586ª Sessão Ordinária de Plenário. A cerimônia aconteceu no auditório da Águas de Manaus, localizado na Avenida André Araújo, 1981, Aleixo, zona centro-sul.
“Hoje, nós empossamos vários conselheiros, retomamos uma nova diretoria e a partir de agora, é arregaçar as mangas em novos trabalhos. Buscar mercado de trabalho para os profissionais, buscar fiscalizações, implementar o nosso planejamento que fizemos no ano passado e fazer com que os profissionais ganhem seu espaço merecido”, disse a presidente do Crea, Alzira Miranda.
Rumo à Pré-COP30
A presidente do Crea Amazonas também falou sobre o próximo grande evento da entidade, que será a realização da Pré-COP 30 – Fórum Amazônico de Engenharia, Agronomia e Geociências, entre os dias 31 de janeiro e 1º de fevereiro.
“Estamos preparando um evento maravilhoso. A programação está fantástica e nós queremos, sim, reunir todos os profissionais que estão ligados ao Crea, assim como a sociedade, porque a sociedade tem que entender sobre as soluções que nós, os engenheiros, os agrônomos, os geocientistas, os técnicos em segurança do trabalho, os tecnólogos de todas as modalidades têm a contribuir com a sociedade”, diz Alzira.
O novo conselho
O novo conselho que tomou posse é formado por entidades como o Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia do Amazonas (IBAPE), que será representado pelo engenheiro civil Mesaque Silva de Oliveira, a suplência é de Anderson de Medeiros.
Pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Amazonas (AEAA), quem assume é Alisson Vicente de Araújo Leão, com Francisco Alexandre de Souza Borges na suplência.
Já pelo Sindicato dos Engenheiros no Estado do Amazonas (SENGE), a titularidade é de Kassem Assi, com José Carlos Coelho de Paiva, na suplência.
Pela Faculdade Estácio, quem assume é Duílio Wendell Rodrigues dos Reis, com Iraúna Maicon Rodrigues de Carvalho na suplência.
A Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE) terá o engenheiro elericista Ricardo Cabral de Oliveira como titular e a suplência ficará com Wenderson Richard de Assis Estevam.
Já a Associação Brasileira de Engenheiros Mecânicos e Industriais do Estado do Amazonas (ABEMEC), terá dois conselheiros titulares, são eles: Frederico Nicolau Cesarino e Afonso Ferreira Bernardes, com os respectivos suplentes Charlles Jansem de Souza Mendes e Rafael Pereira Rocha.
A Universidade Luterana (Ulbra) terá como representante no conselho Fátima Geisa Mendes Teixeira, e Brenda Silva de Paula na suplência.
A Associação Amazonense dos Engenheiros de Segurança do Trabalho (AAMEST) será representada por Luiz Cláudio Ribeiro da Rocha, e Karina Maria da Silva Moura, na suplência.
E a Universidade Nilton Lins terá Silvana Pimentel de Oliveira, e Géssica Aline Nogueira dos Santos, na suplência.
Entre as suas atribuições, os conselheiros participam de julgamentos de casos de infração à legislação; infrações ao Código de Ética Profissional; aplicação de penalidades e multas; além de participar da apreciação e julgamento dos pedidos de registros, e da elaboração de normas para fiscalização.
Além da posse dos novos conselheiros, o Crea Amazonas também fez homenagens aos participantes do grupo de trabalho, eleição da nova mesa diretora e indicações para os conselhos externos onde o Crea Amazonas possui assento.
Disposição
O presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, deputado Sinésio Campos (PT) ressaltou a importância dos eventos realizados pelo Crea, em 2024, no ano do jubileu de ouro da entidade, e da parceria como poder legislativo.
“Quero em nome da Assembleia Legislativa e do presidente da Casa, [deputado estadual] Roberto Cidade (União Brasil), colocar o poder legislativo do Amazonas a serviço do Crea. O Crea só se consolida como uma entidade, uma instituição sólida, quando inclui e compartilha todos os segmentos, e são muitos segmentos que compõem o Crea”, disse o deputado.
Além de Sinésio Campos, o evento contou também com a participação do vice-presidente do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Antonio Peixoto.