Mulher morre após peça de airbag do carro perfurar sua cervical
Uma mulher de 37 anos morreu após um acidente de trânsito em frente ao Terminal Rodoviário do Cruzeiro, no Distrito Federal, nesta terça-feira (1º). Ela bateu na traseira de um veículo, e o que a matou foi a spoleta — peça responsável pelo acionamento do airbag —, que perfurou sua cervical.
As informações são de um laudo preliminar da Polícia Civil, que segue na investigação do caso. A vítima foi identificada como Marcela Gonçalves Feitosa de Melo, assistente social.
Victor Dan, delegado responsável pelo caso, disse que é preciso aguardar os demais laudos a fim de se colocar a responsabilidade em quem é de direito.
— Vamos aguardar os demais laudos do Instituto de Criminalística. Nós temos que diferenciar a responsabilidade da montadora e da empresa. Estamos analisando se houve as revisões dos veículos e se houve a constatação dessa falha — disse.
Marcela já estava sem vida quando os bombeiros chegaram ao local. O veículo da vítima é um Etios XS 1.5, modelo 2015/2016, da Toyota.
De acordo com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), a Toyota anunciou um recall em 2020, no qual incluía o veículo de Marcela. O recall era de airbag, do passageiro e do motorista. No entanto, até o dia do acidente o reparo não havia sido feito.
A fabricante chegou a emitir nota após o ocorrido, reforçando o chamado.
— Para que a Toyota possa fornecer maiores informações, será necessária perícia técnica. Aproveitamos para pedir aos proprietários que verifiquem se os seus veículos estão envolvidos na campanha de recall pelo site, pelo Toyota Assistência 24 horas no telefone 0800 703 0206 ou diretamente com o concessionário mais próximo — declarou a empresa.