Mortalidade no trânsito acelera na contramão de proposta da Gestão David
Plano de Governo prometia reduzir em 25% a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito, mas 210 pessoas já perderam a vida em 2024
De janeiro a agosto de 2024, 210 pessoas perderam a vida no trânsito de Manaus. É uma trágica média de mais de 26 mortes por mês, ou quase uma por dia em crescimento. Os registros de acidentes com vítimas fatais neste ano já estão quase 30% acima de 2023. A estatística segue na direção oposta ao Plano de Governo do Avante nas eleições municipais que elegeram o prefeito David Almeida em 2020. Chegando ao fim do mandato, a promessa do então candidato de reduzir em 25% a taxa de mortalidade por acidentes de trânsito nas vias urbanas da capital ganha velocidade na contramão.
De acordo com o Instituto de Mobilidade Urbana de Manaus (IMMU), dados mostram um aumento de 29% no número de acidentes de trânsito com vítimas fatais em 2024 registrado no mesmo período de 2023, quando 162 pessoas perderam a vida no trânsito da cidade.
As vias que registraram maior número de sinistros envolvendo vítimas fatais, foram as avenidas do Turismo (15), Brasil (9), Autaz Mirim (8), Cosme Ferreira (8) e avenida Noel Nutels, também com oito mortes registradas.
Dados do Centro de Cooperação da Cidade (CCC), apontam que o mês de maio foi o mais alarmante em relação a acidentes de trânsito em 2024. Entre às 16h do sábado (18) e às 14h de sexta-feira (24), foram registrados quase 900 ocorrências no trânsito. Do total, foram 851 casos envolviam trânsito e transporte e, a maioria com danos materiais, vítimas lesionadas e vítimas fatais, além de estacionamento irregular.
Para a população, falta fiscalização, organização e educação, mas principalmente, prudência e consciência dos condutores.
“O que poderia melhorar era a educação. Esses motoristas não aprenderam nada. É só acidente que a gente vê. Pra eu atravessar uma rua eu passo de 15 a 20 minutos com a mão levantada e eles não param”, reclamou a dona de casa, Cleice Abraão.
“O meu filho sofreu um acidente de moto, ele colidiu com carro. O povo é muito imprudente. Agora mesmo eu vim ali do Santo Agostinho, onde teve um acidente no mês passado, e tinha um rapaz fazendo um retorno indevido por cima do meio fio”, disse a pedestre Maria de Lourdes Lopes.
A realidade estabelecida no trânsito da capital contrasta com a promessa de campanha do chamado ‘Manaus Móvel: Programa de Mobilidade Urbana de Manaus’, contido no Plano de Governo do Avante divulgado durante a eleição municipal de 2020, pelo atual prefeito de Manaus David Almeida.
O diagnóstico apresentado na proposta avaliou e deu ciência à gestão municipal sobre os principais problemas no trânsito da capital. “São ruas e avenidas esburacadas, estacionamentos mal organizados, curvas estreitas, circulação de carretas em horários de pico, carência de ciclovias e ciclofaixas, falta de sinalização pertinente, falta de segurança, falta de campanhas educativas, ausência de calçadas, calçadas irregulares e com obstáculos, sinalização insuficiente e/ou inadequada, poucos recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, tais como semáforos sonoros, piso táteis e rampas de acesso, falta de segurança, iluminação deficiente das vias urbanas, e frequentes acidentes causando severos transtornos ao trânsito”, dentre outros, apontava o documento.
Quatro anos após a nova gestão assumir a Prefeitura de Manaus, o cenário é o mesmo. “Nosso trânsito é precário! O meu carro já foi batido duas vezes”, desabafou o tapeceiro, Márcio Santos.
A população ainda aguarda as soluções apresentados no Plano de Governo para o trânsito, entre elas, organizar os estacionamentos públicos e privados, estudos para adoção de mão única em vias urbanas, padronização e modernização da sinalização viária, Sistema Inteligente de Semáforos (Sisman) – sincronização e centralização, construção da rede cicloviária de Manaus (ciclovias e ciclofaixas), instalação de bicicletários e paraciclos (terminais de integração), parcerias com a iniciativa privada para incentivar a prática do ciclismo como meio de transporte, elaborar projeto de sinalização de ciclovias e ciclofaixas, requalificação das calçadas da cidade, requalificação das faixas de pedestres, construção de passarelas, dentre outros.
Confira AQUI o Plano de Governo completo do prefeito David Almeida de 2020.
Foto: Reprodução / Montagem i13 News
Fonte: D24AM