Militares são presos por esquema de envio de drogas em voos da FAB no AM

Segundo investigações, as drogas eram enviadas nos voos da FAB de São Gabriel da Cachoeira para Manaus

Cinco indivíduos, de idades entre 22 e 42 anos, foram presos por atuar em um esquema de envio de drogas nos voos da Força Aérea Brasileira (FAB) de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros da capital) para Manaus, além de lavagem de dinheiro. Entre os presos, estão três militares da FAB e um homem responsável por financiar as drogas.

As prisões foram realizadas durante a deflagração da Operação Queda do Céu pela Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da Delegacia Especializada de Polícia (DEP) de São Gabriel da Cachoeira.

Conforme a delegada Grace Jardim, titular da unidade policial, as prisões ocorreram na segunda-feira (3) e a operação é desdobramento de uma apreensão de 342 quilos de maconha tipo skunk realizada em 2024, resultado de uma ação integrada entre Polícias Civil e Militar à época. Na ocasião, um soldado da ativa do Exército Brasileiro e outros dois ex-militares foram presos, além de duas mulheres.

Segundo a delegada, a partir disso, as investigações verificaram que essas pessoas não eram as únicas envolvidas no esquema criminoso. Com o avançar dos trabalhos investigativos, foi possível identificar que os três militares da FAB, de 22, 23 e 26, eram os responsáveis por facilitar o envio das drogas nos voos da Força Aérea, além de também levarem os entorpecentes para Manaus.

A empreitada criminosa foi descoberta no dia 2 de junho de 2024, por meio de voos militares que saíram do aeroporto militar do município.

De acordo com a delegada, além disso, foi constatado que havia um homem, de 42 anos, financiando as drogas que eram transportadas de São Gabriel da Cachoeira para Manaus. Ele movimentou cerca de R$ 2 milhões em 2024, sendo que ele declarava receber mil reais por mês.

Ele lavava o dinheiro do tráfico de drogas alugando veículos em São Gabriel da Cachoeira. Durante as diligências, foram apreendidos três carros e quatro motocicletas.

Além deles, um homem de 26 anos também tinha participação no esquema criminoso. Ele foi preso em Santa Isabel do Rio Negro e a função dele era cooptar mulas para levar as drogas por via aérea para Manaus, além de também fazer o transporte.

ANTERIOR EMPREGO: Sines ofertam mais de 265 vagas nesta sexta-feira em Manaus
PRÓXIMO VÍDEO: Pastor alegava ‘momentos de orações’ para abusar de meninas no AM