Memórias bioculturais e biodiversidades são destaques em evento nacional

O encontro é destinado a educadores e pesquisadores da área da educação para a biodiversidade de todo País

Estimular a produção de pesquisas e promover o intercâmbio de experiências didáticas no campo da educação para a biodiversidade são os objetivos do “Encontro Nacional de Caravana da Diversidade: educação para Biodiversidade”, com início nesta quinta-feira (02) até o dia 5 de maio, em formato híbrido. O evento é apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

A ação, amparada pelo Programa de Apoio à Realização de Eventos Científicos e Tecnológicos (Parev), Edital Nº 005/2023, realizado a partir desta quinta-feira até o dia 5 de maio, em formato híbrido, acontece no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e na Escola Normal Superior da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), em Manaus.

O encontro é destinado a educadores e pesquisadores da área da educação para a biodiversidade de todo país para discutir, produzir e intercambiar conhecimentos e práticas voltadas para conteúdos e recursos educacionais que levem em conta os contextos regionais de produção, as memórias bioculturais e biodiversidades locais. A programação completa do evento está disponível em: SITE.

Segundo o coordenador da atividade, pesquisador da Ufam, Welton Yudi Oda, o Encontro tem como público-alvo estudantes de licenciatura e professores de diferentes níveis de ensino, que trabalhem distintas perspectivas da biodiversidade e da memória biocultural, na Amazônia e em outras regiões do país, além de comunidades tradicionais, que são a fonte de inspiração da produção acadêmica e produção didática.

“O principal objetivo do evento é avaliar o impacto da produção das bionarrativas sociais, das bionas e da ação da Caravana da Diversidade em todo o país, nesses sete anos de existência. Fazer um balanço, reflexões teóricas, reflexões metodológicas também, para, enfim, conhecer um pouco dos resultados dessa ação e buscar aperfeiçoar os mecanismos que a gente tem usado para promover a educação para a biodiversidade”, destacou Welton Oda.

A programação consta de mesas-redondas, trabalhos completos sobre a educação para a biodiversidade, apresentados oralmente ou em banners, além de exposição de recursos educacionais abertos. Também serão realizadas discussões em grupos de trabalho, cujas sínteses serão disponibilizadas como perspectivas futuras, nos anais do evento.

Sobre o Parev

O Programa visa apoiar a realização de eventos regionais, nacionais e internacionais, nas modalidades presencial, virtual ou híbrida, sediados no estado do Amazonas, relacionados à Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I): congressos, simpósios, workshops, seminários, ciclo de palestras, conferências e oficinas de trabalho, visando divulgar resultados de pesquisas científicas e contribuir para a promoção do intercâmbio científico e tecnológico.

ANTERIOR Workshop sobre HIV/Aids e outras IST’s em Manaus está com inscrições abertas
PRÓXIMO VÍDEO: Criança morre após ser forçada a correr em esteira pelo pai