“Me sinto privilegiada”, diz a única mulher a conduzir triciclo em Parintins
Com simpatia e bom humor, Jocirene Cavalcante opera o veículo há quase uma década no município
Entre os 150 tricicleiros no município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), Jocirene Cavalcante, 63 anos, se destaca pelo bom humor e por ser a única mulher a conduzir o veículo que é símbolo na ilha dos bumbás Caprichoso e Garantido.
“Eu sou feliz em ser uma tricicleira, porque gosto de trabalhar com o público. Como recebemos muitos turistas é uma oportunidade de apresentar nossa cidade e de conhecer outras culturas”, disse Jocirene, que opera o veículo sustentável para transporte de passageiros há quase uma década no município.
Ela relata que o primeiro contato com o triciclo veio após recomendação de amigos e que a condição de ser a única no ramo, que tem na maioria homens na função, é motivo de orgulho e motivação.“Eu me sinto privilegiada e estarei aqui até onde conseguir, porque nós mulheres podemos fazer qualquer coisa”, pontuou.
De acordo com Jocirene, os visitantes preferem passear a bordo do triciclo para apreciar as belezas culturais e naturais da cidade. Durante o Festival de Parintins, os tricicleiros oferecem um City Tour com um roteiro especial que passa pelos principais atrativos turísticos com conforto e qualidade.
Na rota do City Tour estão a Catedral de Nossa Senhora do Carmo, o Bumbódromo, a Praça da Liberdade, o Mercado Municipal, os galpões dos bois, entre outros atrativos. O meio de transporte é uma experiência obrigatória para quem quer desfrutar de tudo que a Ilha Tupinambarana pode oferecer.
“Venha para o Festival de Parintins e aproveite para andar de triciclo para conhecer de perto a rica cultura do Amazonas”, convida Jocirene.
Estrutura sustentável
Sustentável, charmoso e patrimônio cultural e imaterial do Amazonas, o triciclo conta com uma estrutura de metal, coberta por uma lona que se move pelo guidão de bicicleta. O veículo surgiu na década de 80 e, atualmente, é símbolo do município, sendo peça fundamental para fortalecer o turismo local.