Marçal pede indenização de R$ 100 mil a Datena por cadeirada

Caso ocorreu no dia 15/9, quando o apresentador arremessou uma cadeira duas vezes contra o influenciador

O candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), entrou com um pedido contra José Luiz Datena (PSDB) para receber R$ 100 mil de indenização pelo episódio da cadeirada durante um debate político. A ação foi protocolada na noite dessa quinta-feira (26) na 30ª Vara Cível do TJSP (Tribunal de Justiça de São Paulo). O caso ocorreu no dia 15 de setembro, quando Datena arremessou uma cadeira duas vezes contra o influenciador, que precisou ser levado ao hospital.

No pedido, os representantes de Marçal classificaram o episódio como um “verdadeiro atentado à democracia e à liberdade de expressão”. Além disso, segundo a defesa, a agressão “resultou em lesões físicas graves ao requerente (Marçal), que foi imediatamente socorrido e encaminhado ao hospital”. Ainda segundo a defesa, o ato referente “uma grave violação aos direitos de personalidade do Requerente, atingindo sua honra, sua imagem e sua integridade física e moral”.

Episódio

A discussão começou após um questionamento sobre quando o candidato do PSDB desistiria da candidatura. Marçal também citou um caso de suposto assédio sexual e usou uma expressão do jargão prisional que se refere a presos condenados por estupro.

“Homem é homem, mulher é mulher, estuprador é diferente, né? Tem alguém aqui que é ‘Jack’. Está aqui ‘tirando onda’, apoiando censura, mas é alguém que responde por assédio sexual. E essa pessoa ‘dá pena’”, afirmou na época.

‘Cena’

No dia 20, Pablo Marçal admitiu que o vídeo publicado em seu Instagram, em que aparece dentro de uma ambulância recebendo oxigênio a caminho do hospital após a cadeirada no debate da TV Cultura, era “cena”. “Nem precisava daquela ambulância lá. Eles queriam fazer uma cena. Dava pra ir correndo pro hospital”, disse o ex-coach em vídeo obtido pela reportagem.

O influenciador também declarou no vídeo que deixou Datena (PSDB) arremessar a cadeira contra ele no encontro de domingo propositalmente. “Eu dava conta de segurar aquela cadeira. Eu dava conta de agredir aquele cara. Fiz questão de levar. Esse é um período de mostrar quem as pessoas são. Eu já mostrei minha pior versão, agora eu vou mostrar a boa”.

Vídeos inéditos

A TV Cultura divulgou, no dia 16 deste mês, imagens inéditas da agressão de Datena a Marçal. As imagens são de uma câmera aberta da emissora, organizadora do debate, e mostram o palco inteiro com a movimentação dos demais candidatos.

No vídeo inédito, é possível ver que José Luiz Datena primeiro pega a cadeira que estava na bancada de Marina Helena (Novo) e acerta Marçal. Depois, ele ainda pega o objeto novamente e o joga em direção ao ex-coach. Os outros candidatos se assustam. Boulos é o primeiro a pedir que ele pare, ainda quando ele ia em direção a Marçal, e Nunes tenta contê-lo no momento da agressão. Marina Helena deixa sua bancada, e Tabata Amaral (PSB) também dá um passo para o lado com medo de ser acertada.

ANTERIOR PL obriga estabelecimentos a capacitar funcionários em primeiros socorros
PRÓXIMO Juros do cartão de crédito caem e atingem 426,9% ao ano em agosto