Manaus perde 33 posições em acesso à educação na gestão David Almeida

A capital ficou entre as 13 cidades em colocações mais desfavoráveis no ranking geral do país

Dados do Lançamento dos Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios 2024, divulgados nesta quarta-feira (21), apontam que a capital amazonense, sob a gestão de David Almeida (Avante), perdeu 33 posições em acesso à educação e 13 no acesso à saúde. Manaus ficou entre as 13 capitais em colocações mais desfavoráveis no ranking geral. O levantamento foi realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Segundo os dados, Manaus perdeu 33 posições no acesso à educação e 13 no acesso à saúde no Ranking de Competitividade dos Municípios de 2024, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) como ferramenta para apoiar os líderes públicos brasileiros nas tomadas de decisão, com foco na melhoria da gestão das cidades.

No acesso à educação, a capital do Amazonas perdeu 36 posições na taxa de matrículas do Ensino Fundamental, 82 posições na do Ensino Médio, 12 na de alunos em escolas de tempo integral e 4 posições na taxa de atendimento da educação infantil. Os resultados levaram a cidade a perder uma posição no ranking geral da qualidade de educação.

Com relação ao acesso à saúde, o destaque é a perda de 7 posições na cobertura vacinal.

No pilar da economia, a cidade perdeu 6 posições no ranking, com destaque para a queda de 18 posições na renda média do trabalho formal, de 12 posições no Produto Interno Bruto pela população (PIB per capita) e da queda de 145 posições no crescimento do PIB per capita.

Manaus ficou entre as 13 capitais em colocações mais desfavoráveis no ranking geral, onde todas as cidades são das regiões Norte ou Nordeste do país (Teresina (PI), João Pessoa (PB), Salvador (BA), Manaus (AM), Maceió (AL), São Luís (MA), Aracaju (SE), Rio Branco (AC), Natal (RN), Porto Velho (RO), Belém (PA), Macapá (AP) e Boa Vista (RR)). Das 16 capitais do Norte e Nordeste do país, as únicas exceções desta lista são Recife (PE), Palmas (TO) e Fortaleza (CE).

Sustentabilidade

No Ranking de Sustentabilidade dos Municípios, a capital do Amazonas ficou entre as 9 capitais com nota de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) menor do que a nota média de todos os 404 municípios analisados, junto com Natal, Salvador, São Luís, Belém, Boa Vista, Rio Branco, Macapá e Porto Velho. Na análise ESG, Manaus também ficou entre as 11 capitais com uma nota menor do que a média, todas do Norte e Nordeste do país: Teresina, Maceió, Salvador, Natal, São Luís, Boa Vista, Belém, Rio Branco, Macapá e Porto Velho.

Ranking de Competitividade dos Municípios

Esta edição analisa os municípios brasileiros com população superior a 80.000 habitantes9 de acordo com população oficial dos municípios com base nos dados definitivos do Censo Demográfico de 2022. No geral, a cidade avançou 18 posições e passou para a 191ª colocação.

Segundo o levantamento “Uma máquina pública que seja eficiente, eficaz, funcione de forma transparente, com custo adequado, e que seja composta por um corpo de servidores qualificados capaz de identificar oportunidades e resolver problemas é decisivo para a melhoria da competitividade municipal”.

ANTERIOR Adolescente mata mãe com tiro e facadas por causa de escova de dentes
PRÓXIMO VÍDEO: Carretas se envolvem em acidente na Rodrigo Otávio em Manaus