Mais de 62 mil candidatos disputam vagas oferecidas no vestibular da UEA
O primeiro dia de provas para os mais de 62 mil candidatos que concorrem uma das 3.200 vagas ofertadas no Vestibular da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), aconteceu nesta segunda-feira (23). É o maior número de participantes desde o fim da pandemia. Os dados foram apresentados pelo reitor da UEA André Luiz Nunes Zogahib em entrevista concedida na Escola Superior de Ciências da Saúde.
O primeiro dia de aplicação das provas é de Conhecimentos Gerais para os candidatos do Vestibular. Na terça-feira (24), ocorrem as provas de Conhecimentos Específicos e Redação, também para os candidatos do Vestibular.
O reitor destacou a aplicação das provas do Sistema de Ingresso Seriado (SIS) no domingo foi tranquila e destacou o investimento em tecnologia para garantir a segurança e lisura do pleito.
“Nós tivemos um certame hiper tranquilo e o que a gente espera é que o vestibular ocorra, hoje e amanhã da mesma forma. Esperamos é que as pessoas que obtiveram o maior esforço consigam lograr êxito nesse certame, então, para que isso aconteça, nós estamos trabalhando com um sistema de segurança vindo de Israel para que nós tenhamos plena condição de saber em que momento os pacotes de prova foram abertos em cada um dos municípios, em cada uma das escolas onde a prova está sendo realizada na capital e no interior do estado do Amazonas”, destacou o reitor.
Quanto a decisão do STF que considerou inconstitucional parte das cotas concedidas pela Universidade, o reitor explicou que o entendimento não muda em nada o certame já em andamento.
“Estamos acompanhando isso desde o início do processo, ainda em primeiro grau. A Procuradoria da Universidade de Estado do Amazonas acompanhou todo esse processo até que ele chegasse ao Supremo Tribunal Federal (STF) e, de pronto, quando a decisão em última instância foi tomada, a Procuradoria Geral do Estado atuou também com a gente nesse processo junto com a Casa Civil, com a Secretaria de Governo e com a própria Assembleia Legislativa. Foi criada uma comissão para que nós tenhamos condição de elaborar uma nova legislação considerando a recomendação do STF. Então, dos males o menor, o dano foi o menor possível nesse sentido, foi considerado 80% inconstitucional, é verdade, mas foi considerado constitucional a cota regional, então isso para a gente foi uma vitória muito grande, porque agora a gente pode elaborar uma nova lei dentro das condições que o STF considerar razoáveis. A partir daí vamos conseguir garantir que os alunos do Amazonas, considerando as nossas tipicidades, as nossas peculiaridades aqui do estado de acesso à educação, possam ter a garantia de ter, de forma democrática e impessoal, a entrada em uma universidade pública de qualidade”, frisou o reitor.
A UEA oferta 106 cursos em 32 municípios do Estado, incluindo a capital Manaus. No total, 3.262 vagas são para o Vestibular (sendo 1.168 para a capital e 2.094 para o interior) e 2.149 vagas para o SIS (com 778 para a capital e 1.371 para o interior). Em comparação ao certame de 2022, houve acréscimo de 1.676 novas vagas.
A lista dos candidatos aprovados no Vestibular 2023, acesso 2024, e SIS, tem previsão de ser divulgada no dia 7 de dezembro de 2023. O edital de matrícula também será disponibilizado nesta data.
A Comissão Geral de Concursos da UEA registrou 2.780 abstenções na aplicação das provas do SIS, representando 7,69% do total de candidatos inscritos no processo.
Fonte: D24AM