Mais de 300 frascos com vírus mortais desaparecem de laboratório na Austrália
Caso aconteceu em agosto do ano passado, mas apenas foi informado nesta semana
Autoridades da Austrália relataram, na última segunda-feira (9), o desaparecimento de 323 frascos contendo vírus mortais do Laboratório de Virologia em Saúde Pública de Queensland. O caso aconteceu em agosto de 2023, mas apenas foi informado nesta semana.
De acordo com o site Metropoles, entre os vírus desaparecidos estão o hendra, um vírus zoonótico encontrado apenas na Austrália, transmitido de animais para humanos; o lyssavirus, que pode causar doenças graves, como febre hemorrágica e síndrome pulmonar, frequentemente fatais; e o hantavírus, todos potencialmente letais, mas que de acordo com especialistas não sobreviveriam fora de condições controladas.
“Dada a gravidade dessa violação dos protocolos de biossegurança e o desaparecimento potencial de amostras de vírus infecciosos, o Queensland Health deve investigar o ocorrido e evitar que isso se repita”, afirmou o ministro Timothy Nicholls.
Até o momento, o ocorrido segue sendo investigado e não há informações se os frascos foram descartados por engano ou furtados.