Mais 200 militares são enviados para o combate às queimadas no interior do AM

Grupo de combatentes será integrado ao efetivo da Operação Aceiro com ações em 16 municípios do Amazonas

Um efetivo de 200 homens do Corpo de Bombeiros do Amazonas (CBMAM), partiram foram enviados nesta segunda-feira (26), para integrar as equipes da Operação Aceiro 2024, no combate às queimadas no sul do estado e Região Metropolitana de Manaus.

Os agentes que fazem parte do efetivo são alunos soldados e oficiais em fase de estágio operacional, todos aprovados em concurso público para a Segurança realizado em 2022.

Parte do efetivo saiu do Porto da Ceasa em balsa com destino aos municípios de Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes. A outra parte das equipes atuará em municípios da Região Metropolitana, nas cidades de Presidente Figueiredo, Manacapuru, Rio Preto da Eva e Iranduba.

“Essa é a nossa missão, salvar vidas, patrimônio e meio ambiente. Estamos fazendo isso através desses combates. A nossa missão é proporcionar para a população uma vida melhor, de modo que o governo possa estar realmente presente”, afirmou o subcomandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reinaldo Menezes.

O combatente e terceiro sargento da corporação, Marcus Freire, faz parte do efetivo que vai atuar na Operação Aceiro. Para ele, a missão é uma oportunidade de aprendizado.

“A sensação é de dever cumprido de ir para uma missão como essa para se dedicar e aprender como atender esse tipo de ocorrência. Sabemos qual é a geografia do terreno e como vamos agir, onde as viaturas podem entrar e de que maneira podemos combater esses focos de incêndio para diminuir a incidência e trazer menos prejuízos à população”, afirmou.

ANTERIOR Descarte incorreto de medicamentos gera problemas ambientais; saiba mais
PRÓXIMO Municípios do Amazonas terão horário de votação diferenciado; CONFIRA