Lula passa por cirurgia em São Paulo para drenagem de hematoma
Boletim médico diz que ressonância mostrou hemorragia intracraniana.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi submetido, na madrugada desta terça-feira (10/12), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, a uma craniotomia para drenagem de hematoma. A cirurgia transcorreu sem intercorrências. O presidente está bem e é monitorado em leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Segundo boletim divulgado pelo hospital, Lula esteve ontem à noite na unidade de Brasília do Sírio-Libanês, para exame de imagem, após sentir dor de cabeça. A ressonância magnética mostrou hemorragia intracraniana, decorrente do acidente domiciliar sofrido em 19 de outubro.
O presidente foi transferido para a unidade do hospital, em São Paulo, onde passou pelo procedimento cirúrgico.
O presidente segue sob acompanhamento da equipe médica, sob os cuidados de Roberto Kalil Filho e Ana Helena Germoglio.
Um boletim médico atualizado será divulgado agora de manhã. Mais detalhes serão informados em entrevista coletiva prevista para as 9h, no Hospital Sírio-Libanês, Unidade Bela Vista, em São Paulo.
Sobre o acidente doméstico
O hematoma cerebral do presidente Lula foi consequência de uma queda que ele sofreu no banheiro da residência oficial da Presidência em 19 de outubro.
Na ocasião, ele bateu a nuca e precisou levar cinco pontos. Apesar do susto, exames iniciais não indicaram complicações graves, e ele foi liberado após uma breve observação.
Por recomendação médica, Lula cancelou viagens longas, incluindo a participação na cúpula do Brics, e seguiu em repouso nas semanas seguintes.
Fonte: Agência Brasil