Lula critica Zema e diz que ele deveria dar troféu por renegociação de dívidas

Chefe do Executivo mineiro não compareceu na cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou, nesta quarta-feira (22), a ausência do governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante a cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381, realizada no Palácio do Planalto, em Brasília. O evento visava formalizar o acordo entre Belo Horizonte e Governador Valadares.

Em seu discurso, Lula expressou insatisfação pela falta de participação de Zema e sugeriu que o governador deveria lhe entregar um prêmio, destacando que, ao contrário de outros presidentes, ele nunca vetou propostas de governadores por questões partidárias.

“O governador de Minas Gerais deveria vir aqui e me trazer um prêmio, um troféu, por ser o primeiro presidente que ele conhece que nunca vetou nada de nenhum governador por ser contra ou oposição”, afirmou.

O presidente também destacou o Programa de Aceleração do Crescimento, que incluiu obras sugeridas pelos governadores, e mencionou que, embora Zema tenha feito críticas, ele deveria demonstrar mais humildade e gratidão pelas ações do governo federal. “Pelo menos isso deveria me agradecer, mas ele fez uma crítica profunda desnecessária”, disse Lula.

A divergência entre os dois políticos tem se acentuado principalmente em relação à renegociação das dívidas dos estados com a União. Zema, recentemente, criticou os vetos de Lula, questionando a gestão federal e apontando gastos excessivos no governo, como o número de ministérios e as viagens do presidente.

“Enquanto os estados lutam para equilibrar contas, o Planalto mantém 39 ministérios, viagens faraônicas, gastos supérfluos no Alvorada e um cartão corporativo sem transparência. Até quando o contribuinte vai bancar essa desordem?”, declarou Zema.

*Com informações do R7

ANTERIOR Militar que matou garota de programa é condenado a mais de 16 anos de prisão
PRÓXIMO Projeto pode aumentar pena para quem descumprir medida protetiva para menor