Lula critica Ibama e defende pesquisa de Petróleo na Foz do Amazonas

A proposta enfrenta resistência de ambientalistas, que alertam sobre os potenciais danos ambientais à região de Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (12) que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) deve liberar a autorização para a pesquisa de exploração de petróleo na Foz do Amazonas, localizada na Margem Equatorial. A proposta enfrenta resistência de ambientalistas, que alertam sobre os potenciais danos ambientais à região.

O projeto, liderado pela Petrobras, prevê um investimento de US$ 3,1 bilhões para a exploração de petróleo e gás ao longo da Margem Equatorial, que vai do Rio Grande do Norte até o Amapá. A Petrobras tem como objetivo perfurar 16 poços nos próximos cinco anos, mas a execução do projeto depende da autorização do Ibama.

Em entrevista à rádio Diário FM de Macapá, Lula criticou a postura do Ibama e sugeriu que o órgão tem agido contra o governo.

“Não é que eu vou mandar explorar, eu quero que ele seja explorado. Agora, antes de explorar, precisamos pesquisar, ver se tem petróleo, ver a quantidade”, afirmou o presidente. Ele também ressaltou que haverá uma reunião entre a Casa Civil e o Ibama para discutir o assunto.

Lula enfatizou que, neste momento, a prioridade é autorizar a pesquisa. “Depois, se formos explorar, é outra discussão. O que não dá é ficar nesse lenga-lenga. O Ibama é um órgão do governo, mas parece que está contra o governo”, completou.

ANTERIOR Reajuste na conta de água em Manaus deve acabar na Justiça
PRÓXIMO Minha Casa, Minha Vida: governo fará nova seleção com 100 mil imóveis