Instituto da ‘Dama do Tráfico’ volta a pedir doações pela internet
Presidido por Luciane Barbosa Frua, a Associação Instituto Liberdade do Amazonas voltou a pedir doações na internet, nesta semana. A Polícia Civil aponta que a ONG é uma das formas da facção criminosa Comando Vermelho lavar dinheiro do tráfico de drogas.
Conhecida como a “dama do tráfico amazonense”, Luciane é acusada de ser o braço financeiro da facção. Ela é casada há 11 anos com o traficante Clemilson dos Santos Farias, o Tio Patinhas, um dos líderes do Comando Vermelho no Amazonas.
O companheiro dela foi condenado a 31 anos de prisão por tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro.
O Ministério Público do Amazonas descreve Luciane como “comparsa” dos crimes do tráfico e que demonstrava “inteligência financeira”. “Ao tempo em que aparecia como esposa exemplar, era o ‘braço financeiro’ de Tio Patinhas. Exercia papel fundamental, também, na ocultação de valores oriundos do narcotráfico, adquirindo veículos de luxo, imóveis e registrando ‘empresas laranjas’”, diz o Ministério Público em denúncia.