Inpa realiza Congresso sobre ajuda da pós-graduação para a emergência climática

O evento vai discutir evidências apresentadas nos mais recentes estudos sobre a Amazônia

De 4 a 8 de novembro, o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI) promove o I Congresso Nacional de Pesquisas Sobre a Amazônia: Contribuição da Pós-Graduação Brasileira para a Emergência Climática e o Futuro da Região. O evento vai discutir evidências apresentadas nos mais recentes estudos sobre a Amazônia e quais medidas serão necessárias para enfrentar os complexos desafios impostos pelas mudanças climáticas.

Organizado pela Coordenação de Capacitação (Cocap/Inpa), o evento acontecerá no Centro Cultural Povos da Amazônia, Avenida Silves, 2.222, Distrito Industrial I (antiga Bola da Suframa), Manaus-AM. São esperados para o Congresso estudantes, cientistas, comunidades indígenas, agentes públicos e pessoas interessadas em pesquisas sobre a Amazônia e as mudanças climáticas.

A programação conta com mais de 30 palestrantes renomados do Inpa e de outras instituições, em painéis e conferências. São pesquisadores, ambientalistas e líderes de projetos e grupos de pesquisa que vão compartilhar perspectivas, experiências e visões para uma Amazônia sustentável. No debate, temas como ponto de não-retorno, emergência climática, biodiversidade, biotecnologia, inovação na Amazônia, ambientes aquáticos, populações tradicionais, futuro das cidades, tecnologias para manutenção da floresta em pé e crises climáticas e sociais.

“Os participantes terão a oportunidade de se informar e de se atualizar sobre diversos temas, além de terem contato direto com alguns dos principais pesquisadores destas áreas no Brasil e no mundo, em um ambiente de troca de ideias e colaboração. Este evento promoverá a apresentação de novos conhecimentos, aprimoramento de projetos em andamento, além abrir portas para projetos colaborativos”, ressalta o coordenador da Cocap, o pesquisador Edinaldo Nelson dos Santos.

A abertura será no dia 04 de novembro (segunda), às 16h, seguida da Conferência de Abertura “O ponto de não-retorno da Amazônia: evidências existentes e o papel da ciência brasileira no que vem pela frente”, com a pesquisadora colaboradora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Marina Hirota. Todos os dias terá uma Conferência, e já estão confirmados Mercedes Bustamante (UNB), Paulo Artaxo (USP) e Adalberto Val (Inpa).

O evento terá apresentação de pôsteres e publicação dos Anais. A submissão de resumos pode ser feita até 30 de setembro. Os trabalhos devem contemplar resultados de pesquisas ou atividades de extensão (estudos de caso e relatos de experiência) relevantes para a Amazônia.

Mais informações sobre inscrições, programação e submissão de trabalhos, acessar o site I Congresso Nacional de Pesquisas Sobre a Amazônia: Contribuição da Pós-Graduação Brasileira para a Emergência Climática e Futuro da Região.

ANTERIOR Suspeito encapuzado invade jogo de futebol e mata criança com punhal
PRÓXIMO VÍDEO: Lancha com passageiros fica à deriva após colidir com árvores em Nhamundá, no AM