Guarda Municipal terá fuzil e metralhadora em Manaus, diz prefeito

O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), anunciou nesta segunda-feira (23), que a Guarda Municipal de Manaus (GMM) terá armamento pesado, como fuzil e metralhadora.

A fala foi dita durante o Programa Pensa Comigo, especial aniversário de Manaus.

O “Pensa Comigo” é um programa de debate que conta com a participação de convidados no estúdio e do público que envia perguntas através das redes sociais.

O gestor municipal informou que a capital amazonense foi beneficiada com uma emenda parlamentar de R$ 10 milhões que será usada para comprar armamentos e viaturas para a GMM.

“Recentemente o senador Eduardo Braga (MDB) destinou uma emenda de R$ 10 milhões. Com os recursos da emenda parlamentar, vamos comprar armamentos mais pesados, com escopeta, metralhadora, se possível fuzil, além de viaturas para os guardas possam estar onde têm muito fluxo de pessoas”, comentou.

David Almeida ressaltou que o Supremo Tribunal Federal já reconheceu que as Guardas Municipais como forças auxiliares da Segurança Pública e que os guardas têm ajudado a diminuir os furtos em órgãos públicos.

“Os furtos de UBS e de escolas tem diminuídos com as nossas ronda escolar e ronda da saúde. A GMM já se mostra eficiente dando um auxílio para a Polícia Militar”, enfatizou.

Guarda amada

Durante a entrevista, o prefeito ressaltou que após 74 anos de existência da guarda municipal foi aprovado na Câmara Municipal de Manaus (CMM) aprovou o novo estatuto e liberou o uso de arma letal.

“Depois de 74 anos de existência, a guarda municipal, na nossa gestão, conseguimos aprovar ano passado a mudança do estatuto, com planos de cargos e carreiras, e com treinamento para que nossos guardas possam conseguir o armamento. Conseguimos o primeiro o armamento. A guarda municipal em Manaus trabalha com armas não letais como o colete, taiser, cassetete, e com a arma letal que é a pistola”, explicou.

Concurso Público e Bico legal

O edital do concurso da Guarda Municipal de Manaus (GMM), com 200 vagas, será lançado em novembro.

Segundo o prefeito, a intensão é que a convocação dos aprovados ocorra rapidamente para auxiliar na segurança da capital.

“Estamos fazendo um concurso público, o edital vai sair em novembro, para contratação de 100 a 150 pessoas, que vão se juntar aos nossos guardas municipais. […] Eu quero fazer esse concurso para a auxiliar a polícia militar”, afirmou.

David Almeida também declarou que a gestão municipal planeja o programa “Bico Legal” que consiste na compra das horas de folga dos policiais militares para atuarem na segurança na cidade de Manaus.

“Com esse concurso público e agregado ao programa Bico Legal, que nós vamos propor para o governo do Amazonas, para o GMM cobrir as folgas de 100 policiais. Para se juntarem nas nossas viaturas e queremos dar a nossa contribuição. Eu quero fazer esse concurso para auxiliar a polícia militar. […] Queremos uma presença armada e equipada em Manaus”, comentou.

Guarda Municipal

Criada no dia 15 de junho de 1949, por meio da Lei n.º 132, recebeu inicialmente a denominação de Guarda Municipal de Parques e Jardins.

Ao longo dos anos, sofreu inúmeras mudanças na parte estrutural e de atuação.

O primeiro concurso aconteceu em 1989 e o último em 2012.

Com o advento da Lei n.º 2.817, de 6 de dezembro de 2021, a Guarda Municipal passou a ter autorização para recorrer à arma de fogo, algo inédito no Amazonas.

Fonte: SBT

VEJA VÍDEO:

ANTERIOR Investigadora da Polícia civil reage a tentativa de assalto e atira nos criminosos
PRÓXIMO MPAM afirma que ideia de pintar calçadão da Ponta Negra partiu da Prefeitura