Furacão Helene: veja vídeos dos estragos causados na Flórida por fenômeno categoria 4
Três pessoas morreram e evento enfraquece à medida que se move para o interior do estado nesta sexta-feira
O furacão Helene, que se tornou uma perigosa tempestade de categoria 4, atingiu a costa da Flórida na noite desta quinta-feira. Ventos fortes e chuva pesada marcaram a chegada do fenômeno. A tendência é que, a partir desta sexta, enfraqueça cada vez mais ao avançar para o interior, e já foi rebaixado para uma tempestade tropical, segundo o National Hurricane Center.
Duas mortes foram registrada pela chegada de um possível tornado no sul da Geórgia, segundo a Associated Press. O governador da Flórida, Ron DeSantis, confirmou em uma entrevista coletiva que pelo menos uma pessoa morreu na área de Tampa quando uma placa de trânsito caiu sobre um veículo.
Segundo a rede de televisão americana CBS News, cerca de 1,2 milhões de pessoas estavam sem energia na Flórida, na manhã desta sexta-feira. Além delas, outras 734.000 na Geórgia e 363.000 na Carolina do Sul sofriam do mesmo problema. Cerca de 87.000 casas e empresas também estavam no escuro na Carolina do Norte.
Aeroportos fecharam devido à tempestade, e as companhias aéreas cancelaram quase 1.300 voos na quinta-feira, segundo o FlightAware. O National Hurricane Center passou um panorama da situação.
“Uma virada para o norte é esperada esta manhã, tomando o centro sobre o centro e nordeste da Geórgia. Depois disso, Helene deve virar para noroeste e desacelerar sobre o Vale do Tennessee mais tarde hoje e sábado”, relatou o centro. “Enfraquecimento contínuo é esperado, e Helene deve se tornar uma baixa pós-tropical esta tarde ou esta noite”.
Fonte: O Globo