Fumaça encobre Manaus em meio a aumento das queimadas

A fumaça é produzida por queimadas na região sul do Amazonas e Estados vizinhos

A capital amazonense amanheceu pela 3ª vez consecutiva encoberta por fumaça nesta segunda-feira (12). Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), alguns bairros da capital amazonense registraram a qualidade do ar considerada “pouco saudável”. A fumaça é produzida por queimadas na região sul do Amazonas e Estados vizinhos.

De acordo com o monitoramento do Índice Mundial de Qualidade do Ar (AQICN), às 8h, a qualidade do ar, no bairro Redenção, zona centro-oeste, chega a 171 PM2,5, o que indica uma qualidade do ar ‘pouco saudável’.

Dados do programa ‘Queimadas’, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), apontam que em todo o Estado do Amazonas foram registrados 706 focos de queimadas, conforme levantamento realizado desde a última sexta-feira (9), até este domingo (11), com exceção da capital, Manaus, onde não há ocorrência de nenhum foco neste mesmo período.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) orienta as pessoas que observem cuidados básicos nessa situação, como permanecer em ambientes fechados; manter-se bem hidratadas, especialmente crianças e idosos; dirigir carros com vidros fechados e ar-condicionado no mínimo, para evitar a entrada de fumaça; evitar exposição à fumaça em casa e sair só quando necessário.

Conforme a evolução da situação, o município deverá adotar medidas visando resguardar a saúde da população, a exemplo do que ocorreu no ano passado.

VEJA VÍDEO

ANTERIOR Editora amazonense lamenta morte do escritor Márcio Souza em Manaus
PRÓXIMO Imigrantes são preso após estupraram mulher sob ameaça de uma faca