Foragido envolvido em assassinato de cabo da PM é preso em Manaus
O suspeito foi preso após denúncia de que ele estava vendendo drogas na zona norte
Alexandre de Souza Batista, um foragido da Justiça, de 28 anos, foi recapturado neste domingo (13), no bairro Santa Etelvina, zona norte de Manaus. O homem, que estava com mandado de prisão em aberto pelo crime de tráfico de drogas, confessou aos policiais militares o envolvimento na morte de um cabo, João Marcos Torres dos Santos, ocorrido no dia 30 de setembro de 2023, após desentendimento.
De acordo com o subtenente PM M. Augusto, a equipe policial recebeu denúncia, via linha direta, com informações de que na avenida Hemengarda Jobim, havia um homem comercializando drogas, naquela área, e que ele seria foragido da Justiça.
“Foi verificado no momento da abordagem o nome dele e constatado que se tratava de um foragido da Justiça. Na casa onde estava foram encontrados alguns entorpecentes e balança de precisão”, explicou.
No local foram apreendidos uma garrafa de “loló”, duas porções de maconha, uma porção média de oxi, uma porção média de cocaína, uma balança de precisão e um aparelho celular.
Ainda segundo o policial militar, no momento da abordagem, o homem também confessou ter sido o autor do tiro que causou a morte de um cabo da PMAM, de 39 anos, em frente a um bar, localizado na avenida Margarita, bairro Nova Cidade, em março de 2023.
O caso foi conduzido ao 6° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Relembre o crime
De acordo com a polícia, o crime ocorreu por volta de 2h da madrugada desta quinta-feira (30) em um bar. O cabo da PM conversava com um homem, ainda não identificado, quando suspeitos aproximam e atiram contra ele. Imagens de uma câmera de segurança registraram toda ação criminosa.
Conforme as imagens, o PM aparenta estar acalmando o homem. Junto ao homem, aparece também uma mulher loira que aparenta estar muito nervosa.
Encostado em um carro parado em frente ao bar, um homem observa o policial com o rapaz, em seguida chega um grupo e passa a observar os dois também. A mulher comenta com o grupo algo e logo em seguida, eles se aproximam do PM e efetuam os disparos de arma de fogo contra a vítima. Um pessoa ainda tenta segurar a arma de um dos criminosos, mas também passa a ser alvo dos tiros e corre para dentro do bar.
O homem que estava encostado no carro observando o policial entra no veículo com os suspeitos e o grupo foge no carro, e em uma motocicleta. A polícia irá investigar se ele fazia parte do grupo, ou se o carro dele foi roubado e ele foi levado como refém. A arma do PM foi roubada pelos criminosos.
Além de PM, a vítima também era diretor social da Associação das Praças da Polícia e Bombeiro Militar do Amazonas (Appbmam).
Fonte: D24AM