Folguedos, oficina de danças e música estão na programação cultural desta semana

A programação inclui eventos contemplados pela Lei Paulo Gustavo

De terça a sexta-feira (20 a 23/08), o público terá a oportunidade de aproveitar uma programação repleta de atrações, nos espaços mantidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo, oferecendo uma agenda rica de experiências culturais para todos os gostos e públicos.

O Balé Folclórico do Amazonas (BFA), apresenta nesta terça-feira (20/08), o espetáculo ‘Folguedos 10 anos’, às 20h, no Teatro Amazonas. ‘Folguedos 10 anos’ é uma homenagem ao Festival Folclórico do Amazonas, rememorando momentos das décadas de 50 e 60, quando o Festival acontecia no campo General Osório, onde hoje está situado o colégio militar de Manaus.
O repertório conta com músicas de Nilson Chaves, Cordão do Marambaia, Luiz Gonzaga, Raízes Caboclas e muito outros talentos. Com classificação livre, os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no www.shopingressos.com.br.

Nesta quarta-feira (21/08), às 17h30, como parte da programação da Semana do Folclore, o Balé Folclórico do Amazonas (BFA) apresenta a oficina de Danças Regionais com o prof. Eduardo Amaral, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA – ESAT), na Avenida Leonardo Malcher, Centro.

Concebido para potenciar a criatividade reflexiva do folclore do Amazonas, desde a apropriação de elementos técnicos até a composição coreográfica. Preparando o corpo para valorizar sua diversidade. O Projeto instiga a conexão da dança folclórica com a dança contemporânea, direcionados a estudantes e profissionais de dança e amantes do segmento. Com classificação livre e entrada franca.

Na quarta-feira (21/08) o palco do Teatro Amazonas recebe o espetáculo ‘Não Mate a Mata’ do maestro e compositor Adelson Santos. O evento também vai celebrar a carreira do artista amazonense com a solenidade de entrega do título honorífico de Professor Emérito concedido pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). A entrada é gratuita.

Ainda na quarta-feira (21/08), no Tacacá na Bossa, no Largo de São Sebastião, às 19h30, o palco será tomado por Marcelo Ipanema, cantor que é bastante reconhecido por sua inovadora fusão musical. Desde 1997, Ipanema tem desenvolvido seu trabalho como músico e produtor, inicialmente com a banda Deskarados e, mais recentemente, com o projeto Izunomê. Programação gratuita.

Nesta quinta-feira (22/08), às 16h, o Balé Folclórico do Amazonas (BFA) apresenta o espetáculo ‘Folguedos 10 anos’ no hall do Teatro Amazonas. O espetáculo é um grande arraial, uma festa popular que se realiza uma vez ao ano em datas determinadas em diversas regiões do Brasil, com direito a danças folclóricas tradicionais e nos seus entreatos textos teatrais com situações típicas de arraial. Com classificação livre e entrada gratuita.

O Teatro Gebes Medeiros recebe nesta quinta-feira (22/08), às 18h, a Mostra Musical dos Alunos da Escola de Música Adorai. Os alunos são de nível básico, intermediário e avançado da Escola de Música Adorai e coordenados pelo Professor de canto, Adriano Nery. O evento tem o objetivo de trazer na voz de cada aluno “Clássicos” da nossa música popular em seus variados gêneros. Como “Tempo Perdido”, “Espumas ao Vento” e do gospel: “Além do Rio Azul”, “Volte a Sonhar”. Além da apresentação de um coral que através de harmonia trará músicas que vão mexer com o público presente. Com classificação livre e entrada gratuita.

Nesta quinta-feira e sexta-feira (22 e 23/08), às 19h, o Teatro da Instalação recebe o espetáculo inédito ‘Ladainhas – A ópera da Amazônia Harmonizando a Natureza e Cultura’. O espetáculo de uma hora narra a história da região por meio de uma fusão única de gêneros musicais. Desde os cânticos sagrados dos povos indígenas e quilombolas até as óperas européias, passando pelas influências africanas e portuguesas, cada nota ressoa com as riquezas culturais e naturais da Amazônia.

No palco, um cenário impressionante evoca as paisagens e mistérios da floresta, enquanto artistas dão vida às antigas ladainhas com uma interpretação poderosa e emocionante. O evento é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com classificação livre e entrada franca.

Nesta sexta-feira (23/08), às 9h, o Balé Folclórico do Amazonas (BFA) apresenta a Oficina de Danças Internacionais e a Oficina de Dança Indiana com o prof. Remilton Souza, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA – ESAT), na avenida Leonardo Malcher, Centro. O espetáculo integra a programação da Semana do Folclore, promovida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O Projeto instiga a conexão da dança folclórica com a dança contemporânea, direcionados a estudantes e profissionais de dança e amantes do segmento. Com classificação livre e entrada franca.

Ainda nesta sexta-feira (23/08), às 20h, o Teatro Gebes Medeiros recebe o Lançamento do primeiro álbum musical da artista Dell Solano. Contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, o evento terá a participação especial de Júnior Rodrigues e Dudu Brasil. O conteúdo do álbum será disponibilizado no dia 20 de Agosto nas plataformas digitais Spotify ,Deezer e Youtube. Com classificação livre e entrada franca.

Endereços:

Teatro Amazonas – (Largo de São Sebastião – Centro);
Teatro da Instalação – Rua Frei José dos Inocentes, Centro;
Teatro Gebes Medeiros – Avenida Eduardo Ribeiro, 937, Centro (antigo Ideal Clube)

ANTERIOR Confira os novos endereços das Unidades Móveis de Saúde da Mulher em Manaus
PRÓXIMO Sine Amazonas divulga 84 vagas de emprego para esta terça-feira