Evento sobre mudanças climáticas no AM recebe inscrições de jovens doutores

O prazo para a submissão de propostas vai até o próximo dia 26 de janeiro de 2025

A Fundação Oswaldo Cruz, por meio do Instituto Leônidas e Maria Deane (ILMD/Fiocruz Amazônia) e o Centro de Integração de Dados e Conhecimentos para Saúde (Cidacs/Fiocruz), juntamente com a “School of Health & Wellbeing da University of Glasgow”, do Reino Unido, abriram processo para a seleção de propostas de jovens doutores brasileiros e britânicos que desejem participar, em junho de 2025, na cidade de Manaus, do “Amazônia BR/UK Workshop”, evento que discutirá o papel da Amazônia no contexto das mudanças climáticas.

O prazo para a submissão de propostas vai até o próximo dia 26 de janeiro de 2025. Os interessados devem encaminhar suas propostas para: sedhi@glasgow.ac.uk

O evento, intitulado “Quantifying the environmental impact of climate change in the legal Amazon and its effects on population health: from the local to national level” (Quantificando o impacto ambiental das mudanças climáticas na Amazônia legal e seus efeitos na saúde da população: uma estratégia do nível local para o nacional), conta com financiamento do British Council, no âmbito do “International Science Partnerships Fund” (ISPF). Deverão ser selecionados, no total, 20 trabalhos, sendo dez vagas para pesquisadores brasileiros e dez para britânicos.

O evento terá como objetivos promover o aprendizado e o desenvolvimento entre pares em saúde, meio ambiente, clima e ciências de dados; desenvolver um programa e uma teoria para intervenções que visam mitigar os efeitos das mudanças climáticas sobre a saúde, adaptadas ao contexto da região amazônica; e gerar um relatório abrangente que sintetize o conhecimento existente, identifique lacunas e estabeleça coletivamente uma agenda de pesquisa.

Para participar, os interessados precisam ter ou estar próximos da conclusão de doutorado; não ter ocupado um cargo acadêmico permanente, com um componente de pesquisa significativo ou elemento relacionado à pesquisa; não ter tido experiência significativa na supervisão de alunos de doutorado; nem ter atuado como pesquisador principal em um projeto de pesquisa.

O pesquisador da Fiocruz Amazônia, Jesem Orellana, chefe do Laboratório de Modelagem em Estatística, Geoprocessamento e Epidemiologia (Legepi), é o coordenador da iniciativa para a Amazônia Legal Brasileira. O professor Jonathan Olsen, da “School of Health & Wellbeing” da “University of Glasgow” (UK), é o coordenador geral do evento.

ANTERIOR VEJA VÍDEO: Cobra é encontrada em almoxarifado de loja em Manaus
PRÓXIMO Mais de 90 mil irregularidades em veículos são registradas no AM