Estudantes-atletas do AM avançam nos pódios e conseguem classificação para disputas internacionais

A delegação amazonense já, até o momento, conquistou 33 medalhas na competição

Títulos, classificações para campeonatos internacionais e histórias de superação têm marcado a participação da delegação amazonense nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) 2024, que acontecem em Recife (PE). Oito novas medalhas foram conquistadas pelos alunos-atletas, somando 33 conquistas. O estado medalhou em todas as modalidades que disputou até o momento.

Nesta quinta-feira (26/09), as competições estão ocorrendo nas finais do karatê e taekwondo. Na quarta-feira (25/09), a primeira conquista do dia veio no karatê. Kayane Lucena, do Colégio Militar da Polícia Militar (CMPM 1), conquistou a medalha de ouro na modalidade Kata. A atleta, que pratica a arte marcial há 8 anos, contou que o resultado a fez “lavar a alma” por não ter alcançado o primeiro lugar na última participação no JEBs, em 2023.

“Em Brasília, eu conquistei um bronze na série bronze. Sabia que podia mais”, ressaltou Kayane. O resultado, entretanto, foi construído de maneira prazerosa.

“Para mim, estar na academia é algo muito bom. Me sinto bem, me sinto em paz. Karatê para mim representa emponderamento”, destacou a estudante da rede estadual.

O sentimento de superar as próprias limitações também marcou a conquista da atleta Rafaela Coelho, no taekwondo. Depois de uma primeira participação sem medalhas no JEBs, a aluna da Escola Estadual (EE) Ana Neire Marques da Silva, foi para esta segunda participação mais madura e conquistou uma medalha de ouro.

“O taekwondo é um esporte muito legal, que deveria ter mais reconhecimento. Amo muito treinar e meu objetivo era ser melhor do que minha última participação no JEBs. Busquei evoluir a cada luta aqui dentro da competição. A medalha veio”, enfatizou Rafaela.

Amazonas na seleção brasileira

Com cinco atletas em competição na quarta-feira, o karatê terminou o dia com quatro medalhas conquistadas. Com o esforço, a hegemonia já rende frutos até na seleção brasileira. Dos oito atletas da delegação, duas integram a equipe brasileira de karatê. E o resultado não poderia ser diferente: medalhas de ouro e bronze na série “Ouro” para as atletas Ana Carolyne Bezerra e Julia Raizel, respectivamente.

“Muito feliz pela medalha. Venho em uma bateria de campeonatos muito boa, medalhando nos sul-americanos e pan-americanos. Agora, sou campeã dos jogos escolares 2024. É mais um passo rumo à minha meta, a de ser campeã mundial”, compartilhou Ana Carolyne, que estuda na EE Antóvila Mourão Vieira e está classificada para o sul-americano, que acontecerá em dezembro, na Colômbia.

Já para Júlia, que estuda na EE Senador Cunha Melo, o bronze representa a certeza de estar no caminho certo.

“Estar na seleção brasileira é muito importante e, para continuar, é preciso sempre estar competindo em alto nível. Então, o objetivo foi cumprido”, constatou a atleta.

Até o fim

Após um início de competição complicado no taekwondo, com uma derrota expressiva, a atleta Sara Albuquerque mostrou na prática o que significa acreditar até o fim. A aluna da EE Cecília Carneiro de Oliveira, em Iranduba (distante 27 quilômetros de Manaus), superou o mau início e sagrou-se campeã da série Bronze, resultado muito comemorado pela equipe.

“Fiquei muito nervosa na minha primeira luta, ela era mais alta do que eu e conseguiu me atingir muitas vezes. Saí chorando com a derrota, mas minha técnica e minha mãe me acolheram. Consegui terminar com a medalha e saio daqui a muito feliz”, compartilhou Sara.

Quadro de medalhas

O Amazonas finalizou a quarta-feira com 33 medalhas. Agora com dez ouros, seis pratas e 17 bronzes, as novas conquistas do quadro aconteceram, para além das modalidades de combate, também no handebol masculino, com o ouro na série “Bronze”. O time campeão é o da Escola Municipal Charles Garcia, em Parintins (distante 369 quilômetros).

Atletismo: Heloá Cordovil, prata no arremesso de peso e no lançamento do martelo; Dean Santos, ouro no lançamento de disco, série Prata

Atletismo Adaptado: Maria Clarice Bentes, ouro na série Prata no salto adaptado; Cristian Souza, prata na série Bronze nos 80 metros

Judô: Ana Eloíze Almeida, bronze na série Ouro; Ryan Delrikson, prata na série Bronze; Guilherme de Souza, bronze na série Bronze; André Vinicius Amora, bronze na série Bronze e Adenílson Muniz, bronze na série Bronze

Karatê: Ana Carolyne Bezerra, ouro na série Ouro; Julia Raizel, bronze na série Ouro; Kaiane Lucena, ouro na série Prata e Yudi Taquita, bronze na série Prata

Taekwondo: Sarah Carneiro, bronze na série Ouro; Rafaela Coelho, ouro na série Prata; Sara Albuquerque, ouro na série Bronze

Tênis de Mesa: Argemiro Figueiredo, bronze na série Ouro; e Felipe Lopes, bronze na série Prata; bronze na classificação geral masculino, série Ouro e bronze no geral masculino, série Prata

Wrestling: Ester Vitória, ouro na série Ouro; Iolanda Torres, bronze na série Ouro; Kelly Lares, bronze na série Ouro; Sthefanny Guedes, ouro na série Prata; Dylan Lares, prata na série Prata; João Marcos, bronze na série Prata; Guilherme Oliveira, bronze na série Prata; Ana Carolina Prestes, bronze na série Prata; Gustavo Costa, ouro na série Bronze e, no feminino por equipes, prata na série Ouro e bronze na série Prata.

O JEBs é um evento organizado pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). No nível do desporto escolar, é a maior competição nacional no calendário. Neste ano, são 17 modalidades e mais 5 mil atletas em participação. O Amazonas possui representantes em todas as modalidades. As disputas se encerram no próximo dia 03 de outubro.

ANTERIOR Atriz da série ‘Elite’ revela relacionamento com Neymar: “Eu nunca tinha contado”
PRÓXIMO Auxílio estadual é antecipado para famílias atingidas pela estiagem no AM