DPE alerta pais divorciados sobre os perigos das telas para as crianças

Projeto ‘Filhos para Sempre’ chegou a sua 17ª oficina, totalizando mais de 400 ex-casais atendidos ao longo de um ano de atividades

A 17ª edição do projeto “Filhos para Sempre”, da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), enfatizou os perigos telas virtuais para crianças e adolescentes, durante a oficina com pais, nesta terça-feira (10), na sede da DPE-AM, em Manaus.

O projeto atua com educação em direitos e orientação a pais em processo de divórcio e que estão em conflitos na convivência familiar, visando principalmente a qualidade de vida das crianças e adolescentes.

“Em cada edição do projeto ‘Filhos para Sempre’, nós procuramos dar atenção para uma realidade que os pais vão enfrentando como uma conscientização. Hoje nós falamos que a convivência familiar deve existir para superar uma realidade contemporânea, que é a superproteção do ambiente físico e a sub proteção que as crianças têm em relação às telas”, explicou o defensor público Helom Nunes, coordenador do projeto e titular do 1º Defensoria Pública de 1ª Instância de Família.

“Buscamos conscientizar os pais desse dever de presença. Alertamos para que nossos filhos não sejam abandonados para as telas, jogos online e redes sociais, que manipulam numa idade em que as crianças estão vulneráveis”, acrescentou.

Direitos e deveres

Mãe de duas meninas, sendo uma de cinco anos de idade e outra de um ano, Adrielly Souza juntamente do ex-companheiro, Ebson Júnior, participou da oficina desta terça-feira. Ela relata que foi casada com Ebson por 15 anos e que ele procurou a Defensoria Pública para saberem os direitos e deveres envolvidos no processo de divórcio.

Ebson disse que ficou sabendo do projeto a partir de um colega e que, com a oficina do “Filhos para Sempre”, conseguiu esclarecer os questionamentos sobre guarda compartilhada. “O atendimento foi bom e sanou bastante as dúvidas que a gente tinha em relação à guarda compartilhada e ao convívio familiar da criança com os pais e todos ao redor”.

Balanço

Ao longo de um ano de atividades, quase 500 ex-casais foram atendidos pelo projeto. Em 2023, foram 119 e, neste ano, 338.

A próxima edição das oficinas do “Filhos para Sempre” está marcada para 1° de outubro, às 8h30, no auditório da sede da Defensoria Pública em Manaus, na avenida André Araújo, 679, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul. Os interessados em participar podem comparecer à recepção da sede comunicando o interesse de participar na oficina.

ANTERIOR MPAM abre inscrições para seleção para credenciamento de estagiário de Direito
PRÓXIMO Hemoam alerta para estoque de sangue crítico no pós-feriado