Docente da UEA é eleita vice-presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação

A representatividade ressalta, no âmbito nacional, o comprometimento da UEA com ações em prol de políticas públicas de inclusão

A nova diretoria do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) contará com uma representante da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). A docente Andrezza Belota Lopes Machado, do curso de Pedagogia, foi eleita vice-presidente do Conselho para o biênio 2025-2026. A atuação da professora na gestão do ConBraSD ressalta, no âmbito nacional, o comprometimento da UEA com ações em prol de políticas públicas voltadas à inclusão e permanência de pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD) no ensino superior.

O ConBraSD é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, integrada por pessoas físicas e jurídicas, de todos os estados brasileiros, interessadas em contribuir com a defesa dos direitos das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação. O Conselho atua com foco na promoção do desenvolvimento das capacidades e das necessidades específicas desse público-alvo.

A Prof.ª Dra. Andrezza Belota é coordenadora das Políticas de Permanência do Comitê Gestor das Políticas de Inclusão das Pessoas com Necessidades Específicas da UEA. Ela destaca que a universidade vem investindo na formação de educadores e profissionais de áreas diversas, famílias e sociedade como um todo, visando a disseminação de conhecimento científico na área. Dessa forma, a UEA combate estereótipos e promove orientações adequadas para os processos de reconhecimento de características e comportamentos de pessoas com AH/SD.

“A presença da UEA no Conselho reflete não somente sua colaboração, mas, também, seu empenho para o desenvolvimento de pesquisa, ensino e ações de extensão alinhadas à luta por direitos humanos, equidade, promoção da qualidade de ensino por meio de uma educação inclusiva que respeite e valorize as diferenças e que atenda às necessidades de todos os estudantes. É preciso reconhecer que cada pessoa é única e, portanto, possui demandas educacionais singulares e que precisam ser contempladas em sua aprendizagem ao longo da vida”, explicou a docente.

Políticas de inclusão na UEA

O projeto de extensão e pesquisa coordenado pela Prof.ª Dra. Andrezza Belota conta com mais de 300 pessoas atendidas. Por meio da iniciativa, a UEA contribui e assume seu papel enquanto instituição de ensino superior, promovendo a construção de conhecimento e auxiliando para o desenvolvimento de uma educação para todos, considerando os princípios da autonomia, construção da identidade e formação de um cidadão mais crítico, participativo e transformador da sociedade.

O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, enxerga a defesa dos direitos das Pessoas com Necessidades Específicas como uma das bandeiras de sua gestão. “Estamos sempre atentos às demandas de aprendizagem da nossa comunidade acadêmica. Consideramos como um investimento fundamental poder escutar, reconhecer e incluir todos no dia a dia da universidade”, disse.

Gestão ConBraSD

A chapa “Conhece-te a ti mesmo”, eleita para o biênio 2025-2026 é composta por: presidente Carina Alexandra Rondini (SP); vice-presidente Andrezza Belota Lopes Machado (AM); 1ª secretária Vera Lúcia Palmeira Pereira (DF); 2ª secretária Vera Lúcia Messias Fialho Capellini; 1ª tesoureira Michele Cousseau (RS) e 2ª tesoureira Bárbara Amaral Martins.

ANTERIOR Mais de 350 mulheres participam do Curso de Defesa Pessoal na Arena da Amazônia
PRÓXIMO Supermercados são autuados por venda de leite e azeite com suspeita de falsificação