Detentos recebem sessões de acupuntura e ventosa para relaxar em presídios de Pernambuco
As ações fazem parte de diversas iniciativas de saúde voltadas aos presos, neste mês de março, promovida pelo Governo do Estado de Pernambuco.
A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização está realizando diversas ações de saúde voltadas aos detentos, neste mês de março, nas unidades prisionais da RMR e Interior do Estado de Pernambuco.
No Presídio Marcelo Francisco de Araújo, no Complexo do Curado, foram promovidas sessões como ventosaterapia e auriculoterapia em detentos que trabalham na unidade.
Na unidade de Vitória Santo Antão houve o complemento do esquema vacinal contra Covid-19 e a abertura da campanha de vacinação contra a influenza, beneficiando mais de 100 reeducandos.
A vacinação contra a influenza também foi realizada no Presídio Desembargador Augusto Duque, em Pesqueira, onde foram imunizados 208 detentos.
Já o Presídio de Itaquitinga focou no combate às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) com a realização de 100 testes rápidos.
Criação da secretária de ressocialização
A governadora Raquel Lyra (PSDB) sancionou as novas mudanças na estrutura de seu governo, que foram aprovadas na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), no fim do ano passado.
A principal novidade é a criação da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização, que ficará responsável em gerir o sistema prisional de Pernambuco. As mudanças foram publicada na edição de ontem do Diário Oficial do Estado (DOE).
Até a terça-feira (9), a administração das prisões do estado estava integrada à Secretaria de Defesa Social (SDS), por meio da Executiva de Ressocialização (Seres).
A mudança foi necessária para atender às demandas do programa “Juntos pela Segurança”, que também prevê a construção de 7.950 vagas para diminuir a superlotação penitenciária.
Segundo o governo, as novas vagas serão distribuídas da seguinte maneira: 954 no Complexo do Curado; 155 em Caruaru; 2.754 em Araçoiaba; e 4.087 em Itaquitinga.
Conheça o chefe da Pasta: Paulo Paes
A governadora Raquel Lyra empossou no dia 19 de fevereiro Paulo Paes como chefe da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização.
Paulo Paes é formado em Administração, é policial penal desde 2002 e já atuou na Gerência de Inteligência e Segurança Orgânica da Secretaria Executiva da Ressocialização (Seres).
Em Canhotinho e em Pesqueira, no Agreste do estado, fez parte da Supervisão de Segurança no Centro de Ressocialização do Agreste (CRA) e no Presídio Desembargador Augusto Duque, respectivamente.
Também foi gestor na Penitenciária Juiz Plácido de Souza (PJPS), em Caruaru. Até o momento, ocupava o cargo de secretário executivo de Ressocialização.
Fonte: Portal de Prefeitura.