Desastres naturais: RS teve prejuízo de R$ 41 bilhões na agricultura nos últimos 3 anos
Dados da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil apontam que os danos representam 79% do prejuízo no setor privado
Rio Grande do Sul – Nos últimos três anos, o Rio Grande do Sul registrou um prejuízo de R$ 41,25 bilhões no setor agrícola em razão de desastres ambientais no estado, mostra o levantamento da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O índice, referente aos anos de 2021 a 2023, representa um rombo de 79,79% no setor privado no período. Os dados apontam que os prejuízos foram causados principalmente pela seca e chuvas intensas.
No Brasil, o agronegócio representa aproximadamente 25% do PIB (Produto Interno Bruto)— a soma de todos os bens e serviços finais feitos. O Rio Grande do Sul, um dos estados que mais produzem no setor, tinha uma previsão de crescimento de 46,4% na produção de cereais, leguminosas e oleaginosas para este ano, de acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
Além do destaque na produção agrícola, o RS ocupou a terceira posição entre os estados que mais abateram frangos e suínos em 2023. Foi também o quarto maior produtor de ovos e o quinto entre os produtores de leite.