Confira a agenda cultural deste fim de semana em Manaus

A programação está repleta de opções para todos os gostos e públicos

O Agendão Cultural deste fim de semana (6 a 8) está repleto de eventos que aguardam pelo público nos espaços de Manaus. A programação também conta com projetos contemplados pela Lei Paulo Gustavo.

A agenda inclui apresentações inéditas no majestoso Teatro Amazonas, rodas de capoeira, oficinas e palestras voltadas para a saúde mental. E para encerrar o domingo, será apresentado um musical que faz imersão na história original roteirizada a partir das canções que compõem o repertório do cantor Raul Seixas.

Teatro Amazonas

O Teatro Amazonas se prepara para receber, nesta sexta e no sábado (6 e 07), às 20h, a estreia do novo espetáculo “Urutau”, encenado pelo Corpo de Dança do Amazonas (CDA). A apresentação conta com coreografia da artista Andressa Miyazato, e a expectativa é alta.

“Urutau” é a mais recente criação da renomada coreógrafa Andressa Miyazato, inspirada pelo pássaro de mesmo nome, conhecido por sua habilidade de camuflagem e simbolismo profundo na cultura Tupi, onde é conhecido como ave fantasma. 

Os ingressos com classificação livre estão à venda na bilheteria do teatro e no SITE. O preço para plateia e frisas é de R$10, enquanto os demais lugares têm entrada gratuita.

Atividades da Lei Paulo Gustavo

Nesta sexta-feira a sábado (6 a 8), acontece o evento “Conexão do Berimbau: Encontro Intermunicipal do Amazonas”, organizado pela Escola de Capoeira Educando com Ginga e coordenado pela monitora Dendê. O evento reunirá capoeiristas da capital e de diversos municípios do estado.

A abertura aconteceu na quinta-feira (5), no Largo de São Sebastião, e contou com a recepção dos representantes dos municípios. O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada gratuita.

Nesta sexta-feira (6), a programação inclui uma roda de conversa às 8h, seguida por uma oficina de capoeira regional com a contramestra Peteca às 10h. Às 14h, a psicóloga Janice Vieira dará uma palestra sobre “O que saber sobre alunos neurotípicos”.

A tarde contará ainda com uma oficina de musicalidade ministrada pelo mestre Espiga, ambas acontecem na Academia Black River, situada no bairro Aparecida.

No sábado (7), as atividades começam às 9h com uma oficina de capoeira Angola, conduzida pelo contramestre da Senzala. Às 15h, haverá uma oficina de capoeira contemporânea com o mestre Michell, de Boa Vista/RR, as atividades também ocorrem na Academia Black River, Aparecida.

O evento será encerrado no domingo (8), às 9h, com a Roda da Frente Unida da Capoeira Tradicional do Amazonas, que acontecerá atrás da Igreja da Matriz, no centro de Manaus.

Roda de capoeira

No domingo (8), às 9h, acontece a primeira atividade de setembro da “Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro”, tradicional encontro de capoeiristas como meio de preservação, resistência e salvaguarda da Capoeira do Amazonas.

O evento irá contar com uma palestra sobre a importância da prevenção ao suicídio e o papel da capoeira como um recurso terapêutico no combate à depressão.

A palestra terá a participação dos psicólogos capoeiristas Contramestre Senzala (Frente Unida) e Roberta (Escola de Capoeira Educando com Ginga).

A segunda atividade da Roda de Capoeira da Eduardo Ribeiro no mês de setembro está programada para o dia 22 de setembro, e contará com a presença do Contramestre Tango Montanha, da Escola de Capoeira Matumbé. Ele irá contar sua trajetória e discutir sobre a Capoeira na década de 90. Ambas atividades ocorrem na calçada da Igreja da Matriz, próximo ao relógio.

O projeto é contemplado pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com entrada gratuita.

Domingo

No domingo (8), às 19h, o palco do Teatro Amazonas recebe o espetáculo “Além da música Instituto Luar X Metamorfose Ambulante”, realizado pelo grupo Além da Música. Trata-se de uma história original roteirizada a partir das canções que fazem parte do repertório do cantor Raul Seixas.

Polêmico, debochado e imitado por todos os cantos do país, Raul Seixas é o ponto de partida para a internação do herói da história, num sanatório, mais precisamente o Instituto Luar (Raul lido de trás para frente). A saga do jovem para conseguir entender por que, de uma hora para a outra, todas as pessoas que vê, têm o rosto do artista.

Com classificação livre, os ingressos com estão à venda na bilheteria do teatro e no SITE.

A programação completa pode ser encontrada no Portal da Cultura e nas redes sociais da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam).

ANTERIOR Atriz encontrada ferida após desaparecer tem pequena melhora
PRÓXIMO VÍDEOS: Com blindados e mais de 3 mil militares, desfile do 7 de setembro ocorre em Manaus