Comer pimenta ajuda a prevenir AVC e doenças cardíacas, aponta estudo
Conclusão é de estudo realizado por universidade chinesa
China — Um estudo realizado pela Universidade Médica de Guangxi aponta que o consumo de pimenta algumas vezes por semana pode reduzir o risco de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI) em até 20%. Mais de 50 mil adultos foram consulados para a pesquisa.
Os pesquisadores entrevistaram mais de 50 mil adultos sobre a frequência com que eles comiam pimentas frescas, molho de pimenta ou adicionavam pimentas secas às suas preparações e descobriram que aqueles que comiam um prato apimentado apenas uma vez por semana reduziram o risco de um acidente vascular cerebral isquêmico com risco de vida (onde um coágulo se forma nos vasos sanguíneos estreitos do crânio, interrompendo o fluxo sanguíneo para o cérebro) em 13%, em comparação com aqueles que raramente ou nunca comiam pratos apimentados.
A porcentagem aumentava para quase 20% menos probabilidade naqueles que comiam pimenta ao menos três vezes na semana. Segundo o estudo, o efeito também foi visto em pessoas obesas. Sendo a condição um fator importante no risco para derrames.
Embora comer pimenta algumas vezes na semana pode ser benéfico, especialista alerta que o consumo excessivo pode causar desconfortos como irritação gástrica.