Cedes debate reparação à população negra pelos crimes de escravidão e racismo

O objetivo da discussão é analisar o impacto da escravidão sobre a população afro-brasileira

Manaus – O Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (Cedes) debate nesta terça-feira (25) a responsabilidade estatal e a reparação à população negra pelos crimes da escravidão e do racismo. O objetivo da discussão é analisar o impacto da escravidão sobre a população afro-brasileira; avaliar as responsabilidades do Estado em corrigir as desigualdades; discutir diferentes formas de reparação, como compensações financeiras, ações afirmativas e investimentos em educação e saúde; e explorar como o racismo está enraizado nas instituições brasileiras e as políticas necessárias para exterminá-lo. O debate será realizado às 17 horas, no plenário 4.

O Centro de Estudos e Debates Estratégicos é um órgão técnico-consultivo da Câmara dos Deputados dedicado à análise e à discussão de temas de caráter inovador ou com potencial de transformar as realidades econômica, política e social do Brasil.

Desde sua instalação, em 2003, já foram publicados 27 estudos, muitos dos quais já transformados em lei ou incorporados pelos governantes. O colegiado é composto por 23 parlamentares e presidido pelo deputado Da Vitoria (PP-ES).

As publicações podem ser baixadas gratuitamente aqui ou podem ser adquiridas no site da Livraria da Câmara.

ANTERIOR Vídeo mostra intenso tiroteio no interior do Amazonas
PRÓXIMO Grave acidente deixa um pessoa ferida e interrompe o trânsito no Vieiralves