Caso Filó: influenciador do AM tenta revogar multas de R$ 17 mil do Ibama

Autazes – O influencer Agenor Tupinambá, 23, que ganhou repercussão nas redes sociais ao lado da capivara “Filó”, informou que tenta revogar as multas de mais R$ 17 mil aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). O fazendeiro, que mora no no município de Autazes a (113 quilômetros a sudeste de Manaus), foi denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal.

No domingo (23), o próprio fazendeiro publicou uma nota no seu perfil do Instagram afirmando que conta com o apoio de uma equipe jurídica e pretende cumprir uma agenda em Brasília.

“Temos um grupo de advogados animalistas responsável pelas peças judiciais, que conta com o apoio da Comissão de Proteção dos Animais da Assembleia do Amazonas. A equipe está concentrada em ações que resguardem a permanência da ‘Filó’ em seu habitat natural e revogação das multas aplicadas. Na quarta-feira (25), cumpriremos agenda em Brasília”, disse em nota.

Por meio de nota, o Ibama informou que não retirou a capivara do influenciador e que primeiro iria averiguar o estado de saúde de “Filó”, ainda não foi confirmado se o procedimento foi realizado. Ainda de acordo com o órgão, as multas aplicadas também são sobre o registro da morte e prática de maus-tratos contra uma preguiça real.

Na manhã desta terça-feira (25), Agenor e a mãe dele, Ana Cláudia Tupinambá, estiveram em uma sessão na Assembleia Legislativa do Estado (ALE). No discurso, a mãe do fazendeiro pediu para que as pessoas compreendam a dor de seu filho e que a família luta pela permanência de Filó na fazenda em que ela vive.

Fonte: D24am

ANTERIOR Cenas fortes! Borracheiro cai em emboscada e é morto a tiros em Manaus
PRÓXIMO Classe C gasta um terço dos rendimentos com alimentação